Data: 28/12/2010

Balneário comemora 14 anos com a maior taxa de crescimento do Vale

Arrancada Nacional de Caminhões torna o Arroio destaque internacionalmente  

O município que mais cresce no Vale do Araranguá, segundo apontou o último Censo realizado pelo IBGE neste ano, com índice de 4,71% ao ano, Balneário Arroio do Silva, tem muitas razões para comemorar seus 14 anos de administração e 15 anos de emancipação político-administrativa neste dia 29 de dezembro.

 

Com uma população de 9.576 habitantes, sendo 4.840 (50,54%) de mulheres e 4.736 (49,46%) de homens, Arroio do Silva tem a sua economia calcada no Turismo – A indústria sem chaminés, pesca artesanal, artesanato e comércio em geral.

 

O crescimento que o IBGE apontou reflete na melhoria da qualidade de vida das pessoas que escolheram o balneário para viver e consequentemente no incremento da construção de casas e prédios na área urbana e ao longo de suas praias.

 

O comércio está cada dia mais independente da cidade mãe (Araranguá) e com a criação da Câmara dos Dirigentes Lojistas, CDL, o fortalecimento do comércio associado é uma constante. Campanhas são realizadas para incentivar o consumidor a comprar no Arroio do Silva.

 

Nos últimos 14 anos os serviços públicos oferecidos evoluíram. A cidade conta com agências de Correios, bancos com terminais eletrônicos que atendem inclusive à noite, facilitando a vida dos turistas e moradores, cartório de registro civil, Delegacia de Polícia, Destacamento da Polícia Militar.

 

O poder público municipal, através dos poderes legislativo e executivo, tem priorizado projetos para atender a população arroiosilvense. Ruas e avenidas asfaltadas ou pavimentadas com pedras irregulares e seixo rolado, praças de integração para a comunidade, escolas, postos de saúde, investimentos na área social, contribuem para a melhoria da qualidade de vida de quem vive no Arroio do Silva.       

 

 Histórico da Emancipação  

 

Em 20 de setembro de 1988 foi transformado em distrito e passou a ser chamado oficialmente de Arroio do Silva. Em abril de 1995 a Comissão Pró-Emancipação, formada por14 lideranças foi credenciada junto ao Presidente da Assembléia Legislativa do Estado e iniciou o processo que culminaria com a realização de plebiscito em Dezembro de 1995.

 

Após a aprovação da comunidade votando pelo "sim", no dia 29 de Dezembro de 1995 a maioria dos Deputados Estaduais aprovou a lei nº 10.055, que emancipou o então distrito Arroio do Silva.

 

A referida lei foi sancionada pelo Governador do Estado Paulo Afonso Evangelista Vieira. A partir deste marco histórico, Arroio do Silva foi desmembrado de Araranguá, passando a ser município e a chamar-se oficialmente pelo nome de "Balneário Arroio do Silva".

 

 Dados sobre o Município

 

Fundação: 29 de dezembro 1995

 

Gentílico: Arroiense ou arroio-silvense

Prefeito: Evandro Scaini (DEM)

Vice-Prefeito: Mário Mota (PDT)

Microrregião: Araranguá-

Área: 93,819

População: 9.576 habitantes (estimativa IBGE-2010)

Altitude: 10m

IDH : 0,794 médio (PNUD/2000

PIB: R$ 49.569 mil IBGE/2005

PIB per capita: 6.872, 00 IBGE/2005

 

 


Busca de Notícias


até


Previsão do tempo




Prefeitura Municipal de Balneário Arroio do Silva.