Projeto Rondon da Udesc envolve a comunidade e finaliza com sucesso em Balneário Arroio do Silva
De 1 a 9 de agosto o município de Balneário Arroio do Silva recebeu o Projeto Rondon, desenvolvido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Quinze extensionistas da UDESC foram acolhidos na cidade e realizaram oficinas e atividades que beneficiaram diferentes grupos da população.
Foram promovidas oficinas voltadas aos profissionais da saúde, educação e desenvolvimento social, além de palestras educativas e informativas realizadas nas escolas com temas variados como bullying, empreendedorismo, profissões e comunicação. Os idosos também receberam ações especiais do projeto Rondon com palestras sobre saúde. No CRAS, com os adolescentes, teve rodas de conversa com muita informação e orientação.
Temas como boas práticas na manipulação de alimentos, artesanato com material reciclável, formação e capacitação de lideranças também estiveram em evidência e foram abordados com a comunidade. Uma ação especial foi também realizada junto a Feira de Produtos da Terra onde os extensionistas marcaram presença estimulando a arte e a musicalidade. Foram nove dias de muitas atividades simultâneas e que promoveram a interação e o conhecimento.
“Um trabalho lindo como esse só pode ser feito com uma equipe muito grande envolvida nos bastidores. Obrigado a população do município de Arroio do Silva pela acolhida e troca de experiência”, destacou o professor Diogo Lopes que agradeceu a acolhida do município por meio do envolvimento das equipes do turismo, saúde, social e educação.
Projeto Rondon
O projeto acontece desde 2010 e busca fomentar a interdisciplinaridade e a interação entre a universidade e a sociedade. O Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos (NER) da UDESC tem liderado esse esforço, promovendo operações em diversos municípios, visando à melhoria das condições de vida das comunidades não só em Santa Catarina, mas também em outros Estados do Brasil.