Vigilância epidemiológica alerta sobre a dengue

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Arroio do Silva, por meio da vigilância epidemiológica, alerta sobre os cuidados necessários para evitar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue. O primeiro caso da doença foi registrado nesta semana e, por isso, os cuidados devem ser redobrados. “Acionamos o setor de endemias que já foi na residência deste paciente, fez uma varredura em volta e nas proximidades, para ver se detecta algum criadouro do mosquito ou indícios de que há mosquito Aedes Aegypti circulando nesta região. Todo trabalho de monitoramento é realizado constantemente e, agora, é intensificado no município”, registra a coordenadora da vigilância epidemiológica, Franciele Ramos.

A equipe da saúde redobra o monitoramento e as vistorias, mas é importante que a população também redobre a atenção e os cuidados para a prevenção.

“A temporada de verão encerrou e estamos entrando neste período mais úmido, com mais chuvas, então é preciso cuidar da nossa casa e aos arredores. É muito importante que toda população esteja junto e ajude a não deixar o mosquito ganhar espaço e criar foco no município. Contamos com a ajuda e o cuidado de todos”, destaca o secretário de saúde, Rogério Junior.

 

Sintomas de dengue

 

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, a dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.

 

Cuidados essenciais

 

O mosquito Aedes Aegypti é transmissor não só da dengue como também da chikungunya e zika vírus. Para impedir que o Aedes aegypti se reproduza, bastam cuidados simples e que fazem toda a diferença. É importante não se descuidar e evitar água parada.

 

– Mantenha caixas d’água, tonéis, barris e outros reservatórios de água fechados

– Lave os reservatórios de água semanalmente

– Coloque areia em vasos de planta ou cacos de vidro

– Não deixe água acumulada na laje ou nas calhas

– Cuidado com a água de piscinas e de fontes

– Armazene e descarte o lixo de forma apropriada