Outubro Rosa: ações intensificadas incentivaram a prevenção contra o câncer de mama e colo de útero em Balneário Arroio do Silva

A Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Arroio do Silva realizou no último mês ações voltadas à Campanha do Outubro Rosa – mês de prevenção e conscientização do câncer de mama e de útero. Durante o mês, em especial nos dias 17 a 22 de outubro, as ações foram intensificadas nas unidades básicas de saúde e no trabalho realizado pelas agentes comunitárias que fizeram uma busca ativa, com informação e orientação para que as mulheres buscassem a prevenção.

“Comparando com a ação realizada em 2021, mais coletas foram realizadas na Semana Rosa deste ano. Tivemos bastante agendamentos, mas também muitas faltas – o que é uma realidade enfrentada não só de hoje. Foram feitos 340 agendamentos e somente 183 mulheres compareceram”, destacou a coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Simone Costa.

De acordo com os dados registrados pela secretaria de saúde municipal, no ano passado 147 coletas de preventivos foram realizadas com a ação; e neste ano foram realizadas 183.

“Destas mulheres que compareceram no agendamento, muitas não coletavam preventivo há mais de três anos”, relatou Simone.

Com a ação voltada à saúde e prevenção, a campanha cumpriu o objetivo de estimular e incentivar as mulheres a se cuidarem. O mês de outubro passou, mas as ações continuam sendo realizadas nas unidades básicas de saúde, envolvendo atenção, informação, atendimento e cuidado aos munícipes.