Balneário Arroio do Silva completa 27 anos com evento especial e com grande público marcando presença

A noite de quinta-feira (29) foi marcante e especial em Balneário Arroio do Silva. No dia em que a cidade completou 27 anos de emancipação, um evento especial foi realizado e contou com a presença de um grande público. A comemoração envolveu homenagem, entrega de ordem de serviço, parabéns, show pirotécnico e show com a Banda Matusa.

A Cidadã Amiga do Arroio homenageada neste ano foi Fátima Paladini, moradora e empresária da Gelos Cubinhos, que construiu sua família, contribui com o desenvolvimento da cidade e tem história no Arroio.

“Minha família e nossas empresas são gratas a tudo que Balneário Arroio do Silva nos proporcionou. Nossa retribuição é sempre levar às pessoas desta cidade nosso trabalho com comprometimento, carinho e dedicação, gerando emprego e proporcionando oportunidades para as famílias. A todos de Balneário Arroio do Silva nossa eterna gratidão”, destacou a homenageada que marcou presença no palco principal com sua família.

Prefeito Evandro Scaini, em sua fala, destacou a história de Fátima. “Esta é uma homenagem muito, muito, muito merecida. Parabéns Fátima e obrigado por fazer parte da história do Arroio”, completou.

Além da homenagem, a noite foi também de conquista. Foi entregue a ordem de serviço da Revitalização da Praça Agustinelli. Esta é a segunda etapa da revitalização central e envolverá a área onde atualmente está o Centro de Apoio ao Turista (CAT), academia e parque infantil; além disso, haverá pavimentação asfáltica ao entorno da praça. Na obra será investido R$ 4.125.004,25, sendo R$ 3.900.000,00 investimento do Governo do Estado de Santa Catarina e a contrapartida do Município. A empresa vencedora da licitação é Engetom Construção Civil Ltda.

“Além da revitalização da orla que já está em andamento, mais uma etapa deve iniciar em 2023 depois do carnaval. Estamos trabalhando para que o município continue se desenvolvendo, repaginando os espaços e melhorando a estrutura para atender os moradores e acolher ainda mais os visitantes”, registrou Scaini.

A comemoração do aniversário da cidade teve direito à parabéns e show pirotécnico, além de contar com show da banda Matusa – abrindo oficialmente a temporada de verão 2023.

 

 

Histórico da Homenageada

 

A história da Fátima nesta Terra começa na década de 70. Costumavam frequentar as praias de Balneário Arroio do Silva, já que a família de seu marido tinha casa aqui e vinham para passar o veraneio. Anos se passaram, seu marido gostava muito de pescar até que em determinado momento Fátima começou a vender para os amigos mais próximos o excesso da pesca. Depois de algum tempo foi observado, ali, uma possibilidade de negócio. Nesta época ela trabalhava na prefeitura de Araranguá e o marido Sand Paladini tinha comércio (lanchonete) no centro da cidade de Araranguá.

 

No final dos anos 80 Sand mudou de negócio e investiu na profissionalização da pesca, com isso, como forma de facilitar esse novo projeto, o casal veio morar definitivo em Arroio do Silva. Sempre procurando fazer o melhor, mesmo com muitas dificuldades, Sand e Fatima montaram uma pequena peixaria na parte na casa em que moravam próximo a igreja católica, no centro de Arroio do Silva. Ali preparavam os pescados. Ele ficava responsável com a pesca e Fátima com a venda. Com o passar dos anos foram aprimorando o comércio, fazendo melhorias e aprimorando a experiência dos clientes que naquele momento crescia muito. Vendiam peixes frescos limpo, em postas, recheados, temperados, empanados até mesmo frito, assado e ensopado. Pratos de camarões, lagostas peixes de outras regiões o que ficou marcado até hoje para as pessoas que os conheceram e puderam viver essa experiência.

Era algo simples que encantava a todos que antes de ir à praia no verão passavam na peixaria, escolhia o peixe fresco que gostaria para o almoço e marcava um horário para buscar ele pronto (frito ou assado). Neste formato foram avançando e chamando cada vez mais clientes para esse negócio.

Nesta altura o marido de Fátima já tinha barcos de pesca em outra cidade e a peixaria não comportava mais o fluxo de todos os pescados. Passaram, então, a ter uma outra unidade bem na entrada de Arroio do Silva onde era feita toda a manipulação do pescado antes de levar para venda. Neste momento expandiram ainda mais a atuação e começaram a também fornecer os pescados para toda região: vendiam para revendedores, supermercados e peixarias da região sul de Santa Catarina.

Com passar do tempo foi ficando cada vez mais difícil conseguir peixe fresco, e no espaço tinha uma venda boa em gelo, foi então que junto com os filhos Suenoni, Marília e Sandro resolveram investir em um novo negócio: a GELOS CUBINHO

O filho mais novo, Sandro, que estava cursando administração fez a frente e Sand, o marido de Fátima, começou a desenvolver essa ideia. Para iniciar o negócio Fátima vendeu o carro dela para dar de entrada na primeira máquina de gelo com produção de 6 toneladas dia, o que para época era uma produção grande para região. 

Assim iniciaram a Gelos Cubinho atendendo o município de Arroio do Silva e alguns clientes da região sul. Da mesma forma que a peixaria, sempre foram comprometidos com o cliente final, em entregar a melhor experiência possível, zelando pelo respeito ao cliente e qualidade dos produtos. Com passar dos anos foram aumentando a produção de gelo em cubo.

Em 2012 seu marido, Sand, nos deixou. Mesmo com muita dor e sofrimento, a família buscou aperfeiçoar o negócio. Em consideração a tudo que o Sand realizou, inovaram aumentando as regiões de atendimento e passaram a operar em uma planta industrial moderna, 100% automatizada e por questão logística passaram para município de Içara as margens da BR 101.

A empresa cresceu e abriram outras unidades de distribuição em Florianópolis e Joinville; e no estado vizinho em Vacaria atendendo a serra gaúcha. Hoje a Gelos Cubinho produz em torno de 140 toneladas de gelo por dia, gerando 120 empregos diretos, atende os 3 Estados do Sul do Brasil. Na unidade de Arroio do Silva é onde há a planta industrial dos produtos Premium que são o gelo translúcido e o gelo saborizado.

 

 

MEGA REVEILLON

 

A programação segue cheia de atrações. Nesta sexta-feira (30) haverá show com Flor de Lótus. Já na despedida de 2022, no sábado (31), a festa da virada será comandada pelo grupo Tchê Barbaridade que fará a gravação do DVD de 35 anos na Praça Central. Show pirotécnico também fará parte do grande momento da virada. “Neste ano haverá mais espetáculo pirotécnico ao longo da orla. Além do ponto na área central, haverá também na Praia da Meta, no bairro Jardim Atlântico e na Praia da Caçamba para que todos os moradores e visitantes possam acompanhar o espetáculo no céu na hora da virada”, destacou o prefeito Evandro Scaini.

Na noite do primeiro dia do ano a atração principal será Mistura Fina Jazz Trio. Todos os shows acontecem na Praça Central e são gratuitos.

A programação de verão conta com shows, atividades esportivas e lazer de dezembro até março de 2023. O calendário de eventos é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, e conta com o envolvimento de empresas parceiras como: Concessionária de Água EJW, Seven Internet, Kolina, Racli, Fiat Duna, Center Shopping, De Bem Tintas, Super das Frutas, Rede Furnas, Sicoob Credisulca e Forauto.

 

A programação completa está disponível no site da Prefeitura: www.arroiodosilva.sc.gov.bv