Estudantes fazem o primeiro plantio através do projeto Horta Sustentável

O município de Balneário Arroio do Silva está com uma nova ação em prática este ano, é o projeto “Horta Sustentável na Escola – Cooperando para o Meio Ambiente”. Todas as escolas da rede municipal e estadual estão inseridas, além do CRAS da cidade. A partir de agora as unidades têm espaço adequado para o cultivo de legumes e hortaliças.

Na manhã de quarta-feira, dia 13, os estudantes da Escola Municipal Professora Jaira Vieira Borges, da Praia da Caçamba, realizaram o primeiro plantio na horta da escola. A ideia é envolver os estudantes e incentivá-los a cuidar do meio ambiente, bem como mostrar que alimentos saudáveis e nutritivos podem ser cultivados de maneira simples. O primeiro plantio foi de alface e o grupo de alunos se entusiasmou ao mexer na terra.

“É bonito ver o envolvimento das crianças e o que elas podem aprender com esse projeto. Em breve elas vão colher e comer o alimento que elas puderam plantar com as próprias mãos. Essa é uma aprendizagem de um valor imenso”, ressaltou o prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro, que esteve presente e ajudou no primeiro plantio.

O projeto é realizado pela prefeitura, através dos departamentos municipais de meio ambiente e agricultura e pesca, e conta com o apoio da secretaria de educação, da empresa Florestal S.A e da RBS Mineração.

As hortas recebem a atenção do servidor Antônio Berti de Lima, do diretor de meio ambiente, Everson Inocêncio (Xande) e do diretor de agricultura e pesca, Angelino Borges, que estão envolvidos diretamente no projeto. “Estamos também reaproveitando os pneus que estavam sendo jogados na natureza. Utilizamos para o plantio de hortaliças e também para fazer o local ideal para a compostagem”, explicou o diretor de meio ambiente.

Os cuidados com a horta na escola da Caçamba contou também com a presença da secretária municipal de educação, Silvia Machado Ghellere, que é uma grande parceira e incentivadora do projeto, além da diretora da escola, Juliana Rafael.

Ao todo, o município trabalha no cuidado e cultivo de oito hortas sustentáveis, sendo nas escolas municipais: Jaira Vieira Borges, Jardim Atlântico e Luiza Tomasi Scaini; na escola estadual Apolônio Ireno Cardoso; no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); e nos Centros de Educação Infantil Carmem Matos Borges, Tereza Pereira Coelho e Terezinha Uliana Victor. Os alimentos serão utilizados para consumo nas próprias unidades.