Projeto de Apoio Educacional Especializado é destaque na educação infantil do Arroio

Na área da educação o ano de 2018 foi marcado por novos projetos e ações na rede municipal de ensino de Balneário Arroio do Silva. Um dos destaques foi o projeto de Apoio Educacional Especializado (AEE) na educação infantil que tem como objetivo inserir novas metodologias e didáticas inclusivas em sala de aula através de um maior apoio aos professores.

O AEE tem à disposição uma professora habilitada e especializada, que é responsável por elaborar as didáticas inclusivas, além de realizar acompanhamentos freqüentes nas três unidades de ensino infantil dando o apoio pedagógico aos professores que possuem alunos com deficiência em sala de aula. “É visível a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. Através dos planos de aula elaborados pelas professoras de cada turma é feita uma adaptação para os alunos com deficiência para que a inclusão realmente aconteça. O que a gente observa é que os resultados são cada vez mais visíveis, alguns levam tempo, mas o objetivo é alcançado”, destacou a professora responsável pelo acompanhamento do AEE, Aline Goulart Marcan. A profissional tem especialização em séries iniciais, educação infantil, educação especial inclusiva e neuropsicopedagogia institucional com ênfase em educação especial inclusiva.

O projeto foi elaborado pelas profissionais da equipe da secretaria de educação, contando com o envolvimento da diretora de ensino infantil, Marizete Oliveira, a diretora do CEI Carmem Matos, Cheila Silvestre, e as professoras Aline Goulart Macan e Ana Paula Uliana Mason. A intenção é proporcionar melhores condições e adaptações para que os alunos com deficiência tenham acesso ao currículo comum através de estratégias pedagógicas adaptadas, que visam o desenvolvimento das diferentes áreas: cognitiva, interação social, linguagem, psicomotora, autonomia e independência, possibilitando o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.

“O projeto foi idealizado diante da necessidade de estimular o desenvolvimento e a aprendizagem desde a educação infantil. Ações como essa são importantes porque proporcionam maior qualidade de ensino aprendizagem para as crianças que apresentam formas diferentes de aprender.”, ressaltou Marizete.

A sala inclusiva fica localizada no CEI Carmem Matos e propõe um novo arranjo pedagógico com diferentes dinâmicas e estratégias de ensino para que todas as crianças tenham a adaptação necessária, de acordo com cada caso. Hoje a rede de ensino infantil atende oito alunos com deficiência.

“Esse projeto é inovador na educação infantil. Inovador porque ampliou o atendimento especializado na rede de ensino infantil, o que acontecia somente no ensino fundamental. Tem dado ótimos resultados e estamos muito felizes”, enfatizou a secretária de educação Silvia Machado Ghellere.

O prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro, acompanhou as atividades das unidades durante o ano letivo e esteve também conferindo a sala do AEE. Os resultados alcançados das atividades de 2018 o deixaram otimista. A equipe também comemora os objetivos alcançados na educação neste ano letivo.