Prevenção de deficiências é tema de palestra na unidade de saúde

Foi realizada na tarde desta quarta-feira, dia 29, uma palestra com o tema: prevenção das deficiências. A temática foi abordada por profissionais do Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Unesc de Criciúma. A terapeuta ocupacional, Giuzi Neto Souza, e a fisioterapeuta, Gislaine Innocente Savaris falaram sobre o CER, as formas de encaminhamentos, os tipos de pacientes atendidos e as avaliações que são feitas.

“O CER atende os 27 municípios da região da Amrec e Amesc. As crianças ou adultos com alguma deficiência são encaminhadas para o CER através do encaminhamento das unidades de saúde, de encaminhamento médico ou de uma pré avaliação. A gente realiza uma avaliação completa destes pacientes e reencaminha aos municípios informando as dificuldades que o paciente tem e as terapias mais indicadas para uma melhor reabilitação”, explicou Giuzi.

O evento foi promovido pela secretaria municipal de saúde e reuniu profissionais da saúde, da educação, da APAE e membros da comunidade. “Essa palestra vem de encontro com o trabalho que a secretaria municipal de saúde vem desenvolvendo junto com outros órgãos no sentido de prevenir as deficiências. Prevenir é possível através de exames no pré-natal até o acompanhamento da criança, evitando um dano maior. Nós temos uma parceria com a APAE e agora também com o CER”, registrou o secretário de saúde, José Luiz Oliveira.

A ação foi realizada em alusão ao Agosto Laranja – mês voltado para a prevenção de deficiências. As profissionais tiraram dúvidas do público presente e se colocaram à disposição no que for necessário.