Secretaria Municipal de Saúde realiza ação para zerar filas de exames

A Administração Municipal de Balneário Arroio do Silva iniciou o ano de 2021 com grandes desafios e focada em atender as demandas existentes, entre elas: na área da saúde.  A Secretaria Municipal de Saúde realizou um levantamento e pontuou o registro de mais de dois mil exames e consultas que estavam na fila de espera desde 2017. Por meio de mutirões e ações efetivas, todas as consultas e exames atrasados dos últimos anos foram realizados.

Agora a ação continua e a intenção é promover Mais Saúde e Menos Fila. O foco tem sido zerar as filas de exames deste ano, iniciando pelas demandas de ultrassons. “A partir de agora todos os moradores que deram entrada no pedido de ultrassom até o mês de setembro, podem comparecer na secretaria de saúde para pegar a autorização para realizar o agendamento do exame. Começamos pelo ultrassom, mas em breve faremos o chamamento dos pacientes que tem outros exames programados”, informa o secretário de saúde Rogério Junior. Inicialmente o foco é atender as demandas registradas até o mês de setembro, mas o objetivo é chegar final do ano com as filas zeradas.

Serão mais de 500 exames realizados nesta primeira etapa. O objetivo da gestão municipal, que tem à frente o prefeito Evandro Scaini, é dar atenção às demandas e trabalhar cada vez mais na melhoria dos serviços prestados para a população.

Pacientes com pedido de ultrassom até setembro devem comparecer na secretaria de saúde

Dando início ao Programa “+ Saúde, – Fila”, a Secretaria Municipal de Saúde pede para que todos os pacientes que possuem pedidos de ultrassom registrados de janeiro à setembro, compareçam na secretaria municipal para retirar a autorização do agendamento. “O paciente vai até à secretaria e será liberada uma autorização para que ele mesmo realize o agendamento na clínica em que será feito o ultrassom. Optamos por liberar a autorização para que o paciente tenha mais facilidade para se programar, evitando a falta no dia”, informa o secretário de saúde.

Da forma como vinha sendo feita, com o agendamento já realizado pela secretaria, em torno de 20% dos pacientes não comparecem na data programada. Por isso, a liberação da autorização visa promover mais flexibilidade ao paciente para que ele mesmo faça o agendamento e compareça.

A retirada da autorização do exame pode ser realizada das 8h às 12h e das 13h às 15h na Secretaria Municipal de Saúde.