Categoria especial é novidade da XVIII Arrancada de Caminhões em Arroio

Balneário Arroio do Silva (22/01/2008)-  Os membros da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (Fauesc), Comissão Organizadora da Arrancada de Caminhões, pilotos e imprensa se reuniram na noite de segunda-feira, 21, em Balneário Arroio do Silva, para debater o regulamento da XVIII edição do evento, que ocorre nos dias 14 a 17 de fevereiro, no município. Além de algumas alterações no regulamento, a novidade é a estréia da categoria Protótipo.

 

Segundo o presidente da Fauesc, Jairo Anjos Albuquerque, a nova categoria será livre e terá caminhões especiais. “Os pilotos da Protótipo não receberão premiação”, informa. Outra mudança é a diminuição da pista em 200 metros, em relação as demais categorias.

 

Os competidores participarão das categorias para caminhões toco ou truck, até 280 cavalos, com injeção mecânica e eletrônica, cavalo mecânico eletrônico até 480 cv, cavalo mecânico toco até 380 cv e força livre, que este ano além dos cavalos mecânicos ou eletrônicos, podem participar da categoria os caminhões.

O coordenador geral, José Pereira, ressalta que as mudanças são necessárias para dar mais competitividade ao evento. Porém, todas elas sempre visam a segurança visam a segurança do piloto e do público que estará assistindo as provas.

 

Para o piloto Sérgio Carminatti, que já participa da arrancada há 10 anos, o evento vem se aperfeiçoando a cada edição. “Eu trabalho nesse ramo e é uma grande satisfação competir”, fala.

 

A tradição da Arrancada já passa de pai para filho. Exemplo disso é o piloto Felipe Zapelline, que foi o grande campeão da edição passada. Ele é filho de José Zapelline, que também é piloto e já venceu nove vezes. “Nós somos da estrada. O óleo diesel está no sangue”, comenta José.

 

Após a reunião foi servido um jantar a base de frutos do mar.