18ª Arrancada de Caminhões terá maior estrutura de todas as edições

Balneário Arroio do Silva (13/02/08) – A expectativa para a 18ª Arrancada de Caminhões, em Balneário Arroio do Silva é grande. O evento inicia na quinta-feira, 14, e deve atrair cerca de 200 mil pessoas. Para receber todo esse público, os organizadores preparam uma mega-estrutura, regada a muita emoção, adrenalina, grandes pegas entre caminhões, shows, desfiles, palestras, workshops, diversão e principalmente grandes negócios.

Segundo o coordenador geral, José Pereira, o investimento para a realização do evento chega a R$ 500 mil. “Estamos preparando uma grande festa com shows regionais e nacionais”, relata.

Os organizadores esperam para esta edição um número ainda maior de público e participantes. “Como este ano a Arrancada caiu no meio da temporada esperamos um aumento de 20 a 25%”, comenta José. Ele ainda acrescenta que houve uma grande procura dos três estados do sul. “Estamos preparando a maior estrutura de todas as arrancadas”, fala.

Para o prefeito Paulo Pedroso Vitor, mais conhecido como Paulinho, que acompanha o evento desde seu início, a cada ano a Arrancada vem tomando proporções maiores. “Este evento nos orgulha muito, pois leva o nome de nosso município para todo o Brasil”, fala.

A novidade deste ano é a categoria Protótipos. A categoria será livre e terá caminhões especiais, porém os pilotos não receberão premiação. Outra mudança é a diminuição da pista em 200 metros, em relação às demais.

O coordenador geral ressalta que as mudanças são necessárias para dar mais competitividade ao evento. Porém, todas elas sempre visam a segurança do piloto e do público que estará assistindo as provas.

Premiação

Somando as quatro categorias que recebem premiação, a 18ª Arrancada de Caminhões irá distribuir R$ 60 mil em prêmios.

Os competidores participarão das categorias para caminhões toco ou truck, até 280 cavalos, com injeção mecânica e eletrônica, cavalo mecânico eletrônico até 480 cv, cavalo mecânico toco até 380 cv e força livre, que este ano além dos cavalos mecânicos ou eletrônicos, podem participar da categoria os caminhões.

Na primeira, a premiação para os três colocados é de R$ 12 mil, na Cavalo mecânico e elétrico até 480 cv o prêmio também é de R$ 12 mil, R$ 6 mil para o primeiro lugar, R$ 3,5 mil para o segundo e R$ 2,5 mil para o terceiro. Na categoria Cavalo Mecânico toco até 380 cv, a premiação para os três primeiros colocados é de R$ 18 mil, sendo R$ 9 mil para o primeiro, R$ 6 mil para o terceiro e R$ 3 mil para o quarto. Na Força livre o prêmio também é de R$ 18 mil.

Programação

O evento inicia na quinta-feira, 14, com as palestras do “Amigo Mecânico Petrobrás”, a partir das 20h. A abertura oficial será na sexta-feira, 15, às 20h, com a presença das autoridades. A escolha da Rainha dos Caminhoneiros também será na sexta. A grande atração da noite é a cantora Marília Dutra, de Criciúma, que foi revelada nacionalmente pelo programa “Terra Nativa”, da Band. A festa encerra com o DJ Renato, banda Cartão Postal e Grupo Intimidade.

No sábado, 16, haverá shows com DJ Zaffer, Bandalheia, Indústria Nacional e Grupo Solto.

Feira de Negócios

A feira de negócios que acompanha a 18º Arrancada de Caminhões em Balneário Arroio do Silva desde sua primeira edição, abre suas portas na sexta-feira, 15, a partir das 10h. O Parque de Exposições abrigará 10 empresas, e este ano a expectativa de negócios gira em torno dos R$ 4 milhões.

Entre as expositoras, 90% são do seguimento, como transportadoras, oficina especializada, revenda de pneus, de caminhões e de rastreadores. “Ampliamos a área dos standes e camarotes, enfim, toda a estrutura da Arrancada está maior, e isso certamente irá propiciar o aumento no número de negócios”, frisa o coordenador do evento, José Pereira.

Segurança

Uma Central de Segurança será montada na entrada principal da arena e nela ficarão a Polícia Militar, Polícia Civil, enfermaria, Corpo de Bombeiros, entre outros.

Além disso, a PM recebe reforço de Criciúma e quatro plataformas de observação serão montadas para melhor visualização do público. “Este ano a PM irá aumentar em 50% o número do efetivo escalado para o evento”, afirma o Capitão Gilberto Amandio Spindula. Mais 300 seguranças particulares serão contratados.

No local também haverá um ambulatório com uma equipe de enfermeiros e médicos de plantão, além de ambulâncias, e um corredor de segurança para circulação dos veículos da saúde. “Não existe nenhum evento sem risco, mas vamos trabalhar para a diminuição dessa margem”, fala José.

As pistas de competição serão projetadas pela Fauesc (Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina) e como todos os anos as telas de proteção entre as pistas e o público, são galvanizadas e possuem mais um fio de aço para evitar rompimentos.

O regulamento e a programação completa podem ser encontradas no site www.arrancadadecaminhões.com.