Mobilização contra à hepatite é realizada em Arroio

Balneário Arroio do Silva (23/05/2008)- Cerca de 50 pessoas participaram da coleta de sangue no Posto de Saúde Central, em Balneário Arroio do Silva, realizada durante toda a sexta-feira, 23, para identificar a Hepatite.

A costureira, Eloar Rabelo Américo, já recebeu sangue, mas foi a primeira vez que participou de uma coleta. “Fiz transfusão três vezes”.

Seu marido, o aposentado José Clarinda Américo, acompanhou a mulher ao posto de saúde e resolveu participar. “É uma forma de prevenção, com o exame ficarei mais tranqüilo”, disse.

A enfermeira Zenir Vieira da silva realizou a coleta nas pessoas. “Encaminhamos a amostra de sangue para Criciúma, e em 30 dias o resultado está pronto”, informou.

No grupo de risco de ter a doença  estão as pessoas que receberam transfusão de sangue, algum transplante de órgão ou que fizeram uso de fatores sanguíneos antes de 1993, usuários de drogas injetáveis ou inaladas, doentes renais em hemodiálise, profissionais da área da saúde, após acidente biológico ou exposição percutânea ou nas mucosas com sangue contaminado, filhos de mães portadoras do vírus da hepatite B/C, portadores do vírus HIV, profissionais do sexo, indivíduos que tiveram relação sexual desprotegida com pessoas sabidamente portadoras do vírus B/C. “É muito importante a prevenção, por isso estamos conscientizando sobre os cuidados que as pessoas devem ter”, destacou a  enfermeira Franciele Ramos Silva.

A coleta é realizada todas as sextas-feiras, das 8h às 12h. O resultado deve ser pego no posto central, das 13h às 19h.