Petrobrás e Marinha do Brasil farão estudos na costa do Arroio

Balneário Arroio do Silva receberá na segunda quinzena de março um navio de pesquisas sísmicas da GX Technology. A empresa foi contratada pela Petrobrás e Marinha do Brasil, para realizar um estudo detalhado do subsolo marinho. O objetivo é conhecer as camadas abaixo da coluna d'água, para melhor escolha dos locais de perfuração de poços de petróleo e gás. Este assunto foi tratado em reunião na tarde de quinta-feira (26) na prefeitura do Arroio, entre o prefeito Evandro Scaini; o secretário de Planejamento, Jeferson do Canto; o engenheiro civil, Richard Campos; e o oceanógrafo da GX, José Roberto.

Na ocasião, José apresentou à atual administração o projeto da empresa, com sede em Vitória (ES). "Esta é a Pesquisa Sísmica Marítima 2D, do Programa Costa Sul-Sudeste, que atua nas bacias sedimentares de Espírito Santo, Campos, Santos e Pelotas. Temos expectativas muito boas em relação à região. Não possuímos dados suficientes destes locais, então precisamos de uma coleta mais significativa. Deve haver petróleo nesta área, mas o que mais nos interessa é a profundidade em que o mesmo pode ser encontrado", explica José.

Segundo o oceanógrafo, a embarcação utilizada na pesquisa é fácil de ser identificada pelo seu tamanho. "São aproximadamente 72 metros de comprimento e 16 metros de boca, com o casco vermelho/alaranjado e superestrutura branca. As informações obtidas geram imagens parecidas com radiografias do fundo do mar, e que serão usadas para indicar os locais onde se tem maior chance de haver petróleo ou gás", informa. Ele destaca ainda que ao avistar o navio da pesquisa, as embarcações não devem navegar ou pescar a menos de cinco milhas náuticas dos equipamentos, por medida de segurança.

O projeto da Petrobrás e da Marinha do Brasil começou em fevereiro e se estenderá ao final de maio. "Eu iniciei os serviços de apresentação nas comunidades e prefeituras na região de São José do Norte (RS) e irei até Itapoá, no Norte de Santa Catarina. Outros grupos trabalham em Paraná e São Paulo. Após as pesquisas feitas pelo navio, teremos um mês para computar as informações e retornaremos aos locais visitados para repassar o resultado dos estudos, no final de junho", adianta o oceanógrafo. O prefeito Evandro Scaini salienta que o Arroio faz parte da bacia de Pelotas (RS). "A partir da segunda metade do próximo mês poderá ser observado o navio de pesquisas no Arroio, a cerca de 50 a 100 km da costa do balneário. Esta distância é necessária para poder atingir a profundidade para o estudo, de até 200 metros", calcula.