Iniciam hoje as aulas do EJA no Arroio

Na tarde desta segunda-feira, 02, ocorreu o primeiro dia de aula dos alunos do Ensino de Jovens e Adultos (Eja) de Balneário Arroio do Silva. As turmas do período vespertino, com cerca de 50 alunos, estão situadas no Centro Comunitário do bairro Jardim Atlântico, na Zona Sul. O local serve de extensão do Núcleo de Apoio ao Estudante (Naes) do município, para abrigar os estudantes daquela região. Durante a aula inaugural estiveram presentes também: o prefeito do Arroio, Evandro Scaini; o vice-prefeito, Mario Mota; a assessora do prefeito, Gisela Scaini; a coordenadora do Eja do município, Carmen Verdi; e a coordenadora geral do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), de Araranguá, Patrícia da Silva.

"Aqui funcionam três classes – alfabetização e ensinos fundamental e médio. São duas aulas por semana, das 14 às 17 horas, com uma disciplina por dia. A idade para ingressar no Eja é a partir de 16 anos para o ensino fundamental e acima de 18 anos no ensino médio", informa a coordenadora do Eja. Ela acrescenta ainda que durante a noite iniciam as aulas das demais turmas do Eja, na Escola de Ensino Médio Apolônio Ireno Cardoso, no Centro. "Os estudantes estão num local especial por ficar mais próximo a eles, e durante a tarde pelo fato de a maioria trabalhar à noite ou por serem donas de casa. São pessoas idosas e que moram na própria comunidade", explica a professora da classe, Denise da Cunha.

Durante discurso o prefeito Evandro Scaini ressaltou a união de forças, entre a administração e a população para melhorar a educação no Arroio. "Daremos uma atenção especial ao ensino, desde o infantil até o Eja. Todos estes alunos estão se preparando para o futuro, independente da idade, e a prefeitura será parceira neste e nos demais anos letivos", salienta. A coordenadora do Ceja de Araranguá relata sobre a parceria entre a entidade e o município. "Nós do Ceja ficamos satisfeitos com o convênio no Arroio. E, principalmente com o apoio do prefeito", determina Patrícia. Um dos destaques do período vespertino do Eja são as alunas Leondina Vieira, de 93 anos, e sua filha Elza Pinto, 65. "A minha filha completará o segundo grau e eu resolvi voltar para reaprender as matérias. Há cerca de 40 anos iniciei o primário e agora quero voltar a saber tudo o que já esqueci", garante Leondina.