Circuito de Surf recebe 91 atletas no Arroio

A primeira etapa do Circuito Asbas de Surf 2009, ocorrida neste final de semana em Balneário Arroio do Silva, teve a participação de 91 atletas. Eles representaram diversas cidades do Estado: Criciúma, Imbituba, Araranguá, Florianópolis; e também Torres (RS), além dos surfistas locais. Foram oito categorias disputadas nas melhores ondas do balneário: infantil, iniciante, mirim, júnior, local, open, soul surfe e sênior. A premiação foi um dos grandes atrativos do campeonato: mais de R$ 10 mil em pranchas, blocos de pranchas, roupas de borracha e acessórios. Os quatro primeiros colocados de cada categoria receberam os prêmios.

Uma superestrutura foi montada à beira-mar. "Uma ala vip foi montada com frutas e bebidas, sofás e uma televisão de plasma com filmes para os competidores. A sonorização é de primeira e trabalhamos com um sistema de computação da Surf Pro, para agilizar a narração das parciais obtidas em cada onda", ressalta o diretor de marketing da Associação de Surfe de Balneário Arroio do Silva (Asbas), Ranieri Oliveira. O circuito contou com a participação de dois locutores. "Sendo que o oficial, João Lopes, já fez a locução da etapa brasileira do WCT, o campeonato mundial de surfe. E os juízes também foram de alto nível, pois são filiados à Federação Catarinense de Surf (Fecasurf). O fiscal que atuou com os juízes foi Jordão Bailo Júnior, membro da International Surfing Association (Isa) e diretor-técnico da Confederação Brasileira de Surf", completa Ranieri.

O diretor afirma que os preparativos para este evento iniciaram em outubro de 2008. "O circuito faz parte do calendário dos campeonatos de surfe do Brasil, da Surf Pro, então é divulgado nacionalmente, e é homologado junto à Fecasurf", informa. O campeonato no Arroio também teve o apoio do Corpo de Bombeiros, que disponibilizou um salva-vidas civil para qualquer imprevisto. "E temos ainda uma prancha maior, especial para salvamento", detalha Ranieri. O prefeito Evandro Scaini fez parte da entrega dos prêmios aos primeiros colocados. "Tudo o que for referente ao esporte amador receberá parceria da prefeitura, para valorizarmos nosso município. O importante é que a associação, que é sem fins lucrativos, leva o nome do Arroio para outros campeonatos do gênero", declara. Dos 91 atletas inscritos, houve apenas uma representante do sexo feminino. Natália Carlessi, 12 anos, disputou a categoria infantil e chegou às finais, terminando em quinto lugar. A próxima etapa do Circuito Asbas de Surfe está programada para maio.