Inicia nesta quinta-feira a XIX Arrancada de Caminhões

O maior evento de caminhoneiros à beira-mar do planeta inicia nesta quinta-feira, 05, em Balneário Arroio do Silva, e se estende até domingo, 08. É a XIX Arrancada de Caminhões, cuja megaestrutura já está em fase final de montagem. Mais de 100 pessoas trabalham no local há cerca de 20 dias, para deixar tudo pronto aos expectadores. O público estimado é em torno de 200 mil pessoas nos quatro dias do evento. A edição deste ano traz uma estrutura ainda maior que a de 2008. As arquibancadas são maiores, com cerca de 1.200 m². Outro exemplo é o incremento no número de camarotes, que ficará em três vezes a mais. Segundo a organização, haverá também um aumento dos competidores, que deve passar de 100 pilotos. Sendo que as inscrições serão feitas no local.

O coordenador do evento, José Pereira, da Aspekto Comunicações, relata que o arrancadão terá muitas novidades neste ano. "No domingo ocorrerá o desfile de 18 caminhões antigos e de 14 protótipos – especiais para corrida, com até 1400 cv de potência. Teremos ainda a participação de novas empresas multinacionais, como a Bridgestone Pneus e a Bandag do Brasil", identifica. Para atrair o público foram contratadas várias atrações musicais. "Teremos quatro shows nacionais: a country star Marília Dutra e o Grupo Solto, na sexta-feira;  e Banda Sistema de Origem e Grupo Candieiro, no sábado. Desde o início do ano recebemos ligações de todo o país solicitando informações sobre a arrancada", revela a diretora de Turismo, Eventos e Lazer, Luciane Rafael.

Preservação do meio ambiente

Uma das grandes preocupações, sobre a arrancada, da administração de Evandro Scaini e Mario Mota é com a questão ambiental. "A quantia de lixeiras será triplicada em todo o espaço do evento e disponibilizaremos mais banheiros químicos para os presentes. As dunas ao redor das pistas serão isoladas para manter sua preservação", indica o prefeito Evandro. Ele informa também que ao longo desta semana foi realizada a limpeza das ruas e a manutenção da rede elétrica do bairro onde ocorre o arrancadão.

A secretaria de Planejamento do município foi a responsável pelas liberações ambientais para o evento. "Conseguimos autorização por parte da Secretaria do Planejamento da União (SPU), do Governo Federal, e da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), aqui no Estado. E há também o cumprimento do ajuste de conduta firmado entre o Ministério Público, com o promotor Leonardo Todeschini, de Araranguá", salienta o secretário da pasta, Jefferson do Canto. A assessora jurídica da prefeitura do Arroio, Fernanda Schefer, explica o caso. "No termo assinado em 02 de setembro de 2008 há uma série de determinações com o intuito de diminuir consideravelmente o impacto ambiental. Dentre elas há a que impede o acesso de veículos e aglomerados de pessoas sobre as dunas, protegendo sua vegetação", destaca.

Para cumprir estas decisões, a secretaria de Obras do Arroio encarregou 10 homens aos serviços no parque da arrancada. "Há dez dias iniciamos os trabalhos no local. Colocamos cercas ao redor das dunas com placas de indicação proibindo a entrada", revela o diretor de Obras, Dionei de Souza, o Moranguinho. Ele informa que os funcionários também fazem o preparo do terreno para as competições. "São três pistas de um quilômetro cada, mais os recuos de cerca de 500 metros. Foram instalados ainda os palanques de demarcação entre os espaços. E na sexta-feira serão fixadas as telas de proteção para o público", acrescenta.

05/03/2009 – Quinta-feira:

08h – Montagem Operacional Geral

09h30min. – Abertura da Central Administrativa e Operacional para credenciamento e inscrições.

18h – Fechamento da pista – FAUESC

20h – Palestras Técnicas e briefing com pilotos de todas as categorias.

06/03/2009 – Sexta-feira:

08h – Montagem Operacional Geral

09h – Abertura da Central Administrativa e Operacional para credenciamento e inscrições.

09h45min. – Abertura do Box da Arrancada de Caminhões

10h – Abertura do Parque de Exposições

13h30min. – Montagem operacional de pistas – FAUESC

14h – Treino livre

20h – Solenidade oficial de abertura do evento

21h – Escolha da Rainha e princesas dos Caminhoneiros

22h – Show banda Cartão Postal

00h – Show Nacional Marília Dutra e banda

01h – Show Nacional Grupo Solto

07/03/2009 – Sábado:

07h – Montagem operacional geral

08h – Abertura do box da Arrancada de Caminhões

8h30min. – Credenciamento, inscrições e abertura do Parque de Exposições

09h – Provas classificatórias "categorias experimentais: (caminhões 160cv e truck eletrônico até 320cv original), categorias oficiais: Toco e Truck até 280cv, Cavalo Mecânico Eletrônico Original até 480 cv" e categoria Protótipos.

13h30min. – Montagem operacional da pista – FAUESC

14h – Provas Classificatórias "categorias oficiais: Toco e Truck até 280cv, Cavalo Mecânico Eletrônico Original até 480 cv" e categoria Protótipos.

15h – Encerramento das inscrições

21h – Show Banda ETC & Tal

23h – Show Nacional Banda Sistema de Origem

00h – Show Nacional Grupo Candieiro

08/03/2009 – Domingo

08h – Montagem operacional geral

08h15min. – Abertura do box da Arrancada de Caminhões

08h30min. – Montagem operacional de pista – FAUESC

08h45min – Benção dos Caminhoneiros

09h10min. – Provas classificatórias "Cavalo Mecânico até 380 cv", "Força Livre" e categoria Protótipos.

12h – Livre para refeição

13h – Montagem operacional de pista – FAUESC.

13h10min. – Desfile dos caminhoneiros

14h – Semifinais

16h30min. – Finais

18h – Entrega de troféus e premiações.