Arroio do Silva está em campanha contra a tuberculose
A Unidade de Saúde Central Paulo Lupinn, de Balneário Arroio do Silva, atua durante toda esta semana com um enfoque especial. Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março, os 15 agentes de saúde do município repassam informações à população sobre o tema. Por meio das visitas do Programa de Saúde da Família (PSF), que atende cerca de três mil famílias, são distribuídos panfletos com os sintomas, o diagnóstico e o tratamento da doença. De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica do Arroio, Franciele Ramos Silva, em 2008 o município registrou quatro casos de tuberculose. E neste ano ainda não houve um novo diagnóstico, mas temos uma pessoa em processo de finalização da cura.
Santa Catarina possui uma incidência de 25 casos da doença a cada 100 mil habitantes. "Este número é preocupante, e a meta do Ministério da Saúde é de diminuir significativamente estes índices. Então o objetivo da divulgação que realizamos durante a campanha é de estabelecer uma parceria com a comunidade, para a identificação dos sintomáticos respiratórios", destaca Franciele. Ela indica que com a presença dos sintomas, as pessoas devem ficar atentas e procurar a unidade de saúde mais próxima. "Este é um exame de baixo custo, sendo coletado o escarro para análise. Atualmente, o principal agravante da tuberculose é a co-infecção com o vírus HIV. O mesmo diminui a defesa do infectado, então é mais fácil para o bacilo da tuberculose se multiplicar", revela.
Como orientação para evitar o contágio, a enfermeira repassa: evite ficar em aglomerados com muitas pessoas e ambientes fechados. Deve-se manter a casa arejada e permitir a entrada do sol, pois o bacilo é sensível aos raios solares. "A transmissão se dá através do ar, em contato com quem está doente – pela fala, espirro ou tosse. "A prevenção é feita com o diagnóstico precoce. Ao nascer, a criança recebe a vacina BCG, que é contra as formas graves de tuberculose na infância", especifica. Ela ressalta ainda que nem todos os infectados desenvolvem a doença, há casos em que ela não se manifesta.
Capacitação dos agentes da saúde
Nos dias 19 e 20 de março foi realizado um treinamento sobre a tuberculose durante a capacitação dos 15 agentes da saúde do balneário. "Foram tratados assuntos como: a introdutória do PSF; acolhimento à população; respeito ao cidadão; notificação das doenças, e como levar as informações às residências. O curso foi ministrado pelas enfermeiras Greyce Copetti, Patrícia Paladini e Franciele Ramos Silva, e a assessora da prefeitura, Gisela Scaini", detalha o secretário municipal de Saúde, José Luis de Oliveira, o Juquinha. O secretário afirma que em breve será implantado mais um serviço no Arroio. "Será a busca ativa dos sintomáticos respiratórios, com a realização do exame de escarro em todos os postos de saúde", acrescenta.
Sintomas da tuberculose:
– tosse com escarro por mais de três semanas;
– falta de apetite;
– dor no peito;
– cansaço fácil;
– emagrecimento;
– suores noturnos;
– febre baixa.