Creches do Arroio trabalham a magia do circo em projeto

Apoiar, preservar e estimular a tradição da arte circense. Este foi o objetivo do Projeto Circo – desenvolvido nas duas creches de Balneário Arroio do Silva. O Centro de Educação Infantil (CEI) Terezinha Uliana Vitor encerrou as atividades lúdicas referentes ao tema na tarde desta quinta-feira, 02. Vestidos de palhacinhos, três turmas participaram das comemorações em alusão ao Dia do Circo, 27 de março. Durante quinze dias, os 51 alunos dos pré-escolares 1 A e 1 B e o maternal utilizaram música, vídeo e  recortes para aprender sobre o circo.

De acordo com a professora Sandra Nadia, com o passar do tempo, palhaços e circos perderam espaço na diversão das crianças. "Atualmente os pequenos só utilizam computadores e assistem à televisão, e os brinquedos são todos industrializados. Então quisemos resgatar esta brincadeira antiga, para conhecer e valorizar a importância da alegria e do sorriso", revela.

No CEI Carmem Matos Borges, o projeto intitulado "Valorizando e Conhecendo o Circo" ocorreu no mês de março. Os 170 alunos elaboraram trabalhinhos de música, recorte e colagem referentes ao tema. E como encerramento houve apresentações com as recreadoras da creche, Alessandra Macan e Alessandra Gomes, e a colaboração das professoras. As crianças conheceram toda a magia circense com os personagens: mágico, equilibrista, palhaços, domador e o seu tigre.

De acordo com a diretora do CEI, Andiara da Rosa Cavalheiro, houve a distribuição de algodão doce, pipoca, doces, pirulitos e balas. "Contamos com a presença supervisora pedagógica do município, Berenice Gomes; o diretor do Ensino Infantil, Antonio Maximiano, o Toninho; o secretário de Educação, Elder Gonçalves; o prefeito, Evandro Scaini; a primeira-dama, Diane Scaini, e alguns vereadores", afirma.