Arroio do Silva prepara Conferência da Criança e Adolescente

Com o objetivo de discutir detalhes da programação da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Balneário Arroio do Silva, à ser realizada no dia 30 de junho, às 13 horas, no Centro de Eventos do Scaini Palace Hotel, reuniram-se na última quarta-feira, 10, na prefeitura, representantes da SDR, prefeitura, CMDCA e Conselho Tutelar. Estiveram presentes, a primeira dama Diane Scaini, Gerente Regional de Assistência Social da SDR, Marizete de Oliveira, presidente do CMDCA, Angélica Uliana Silva, Assessora da Administração,Gisela Scaini, secretário de Saúde e Bem Estar Social, José de Oliveira, o Juquinha, assistentes sociais e representantes do Conselho Tutelar.

Os organizadores definiram que serão convidados para a conferência palestrantes que tragam temas condizentes com a realidade do município e que além das autoridades também entidades como Clubes de Mães e APP's, entre outras, serão mobilizadas para o evento. A abertura da programação será às 13 horas com apresentação do Coral do PETI de Arroio do Silva.

"A conferência é uma instância que o município pode usar na defesa da criança e adolescente, por isso precisamos elaborar as diretrizes. São 12 municípios da Amesc que farão conferências e nossa idéia e trazer palestrantes que dinamizem ao máximo para que todos participem. Na conferência também serão eleitos os delegados que participarão da conferência regional no mês de julho, em Araranguá", frisa a Gerente de Assistência Social da SDR.

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CMDCA, Angélica Silva, é preciso desmistificar na sociedade esta idéia de que o Conselho Tutelar só pensa em tirar crianças dos pais. "Precisamos mudar esta realidade e isso começa pela conferência", pontua.

A Assistente Social, Bárbara Minotto também defende que a conferência pode clarear mais sobre o Estatuto da Criança e Adolescente. "Temos muitos problemas com menores no município e o debate vai ajudar a buscarmos em conjunto as soluções", defendeu.

Gisela Scaini, assessora da Administração Municipal, entende que através da conscientização da população do Arroio do Silva e através de uma reflexão sobre os problemas levantados nos eixos temáticos da conferência, "poderemos estabelecer diretrizes para mudança de atitude e buscar maior qualidade de vida para a criança e o adolescente. A conferência pode ser um agente transformador neste sentido", concluiu.

Em julho será realizada a Conferência Regional, envolvendo todos os municípios e, posteriormente, ocorrerá a Conferência Estadual. A oitava edição da Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, cujo tema é "Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal", vai acontecer de 7 a 10 de dezembro em Brasília.