Dons do Espírito Santo são lembrados na Celebração de Corpus Christi
Segundo a bíblia, fé é a plena certeza das coisas que ainda não vemos, mas mesmo assim acreditamos. Fé, Paz, Saúde e os 7 dons do Espírito Santo: Sabedoria, Inteligência, Conselho, Ciência, Fortaleza, Piedade e Temor de Deus; estavam representados no imenso tapete de serragem e flores no entorno da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes do Balneário Arroio do Silva, no feriado do dia 11 de junho, para celebrar a data de Corpus Christi. Além da procissão, às 10h foi rezada missa pelo padre Arcângelo Sprícigo.
A preparação para a Festa de Corpus Christi, no entanto, começou bem antes. Durante a semana, fiéis católicos dedicaram tempo para selecionar o material, como conta a futura coordenadora do Conselho Pastoral da Comunidade, CPC, Maria Salete Gomes Hilzendeger. "Durante a semana preparamos os quadros de madeira para confeccionar os tapetes e recolhemos serragem e o pó de tinta. Na véspera da festa, trabalhamos até às 22 horas para misturar a tinta na betoneira, mas valeu o esforço", disse.
Maria de Lourdes Maciel, a Lurdinha, coordenadora da Catequese e seu grupo de 30 alunos da Crisma I e II, se desdobravam em enfeitar os tapetes com flores e serragem. "Para mim a data de Corpus Christi é um dos maiores eventos da igreja católica. Faço os tapetes e imagino Jesus passando neles", fala emocionada.
Tradição de pais para filhos
No Balneário Arroio do Silva, a tradição de enfeitar as ruas com tapetes com tapetes coloridos nas mais diferentes formas vem de longa data. Maria Salete, 60 anos, lembra que seus pais a incentivavam a participar da festa. "Antigamente os tapetes eram feitos em frente das casas. O padre e os fiéis passavam nas casas e enfeitavam e em troca recebiam alimentos para destinar as pessoas carentes. Corpus Christi para mim é uma coisa inexplicável, é da vida da gente, demonstração de fé", fala.