FATMA aponta melhor balneabilidade das praias

"Estamos trabalhando para atingir os 100% de balneabilidade em nossas praias. O caminho que trilhamos é a implantação do saneamento básico, para o qual já temos área projetada para construção da Estação de Tratamento de Esgoto, ETE", disse o prefeito Evandro Scaini, após receber o oficio do presidente da Fundação do Meio Ambiente, Fatma, assinado pelo presidente Murilo Xavier Flores.

O relatório, referente à última temporada de veraneio, mostra que nos quatro pontos de coleta no município, à esquerda do Arroio, lado norte, em 20 amostragens feitas no período de 04 de novembro de 2008 até 24 de março de 2009, nenhum foi considerado impróprio para banho.

O mesmo aconteceu na margem direita, lado sul do Arroio, onde de 20 amostras apenas 01 foi considerada imprópria, entre o início de novembro e final de março. Ainda no lado sul, no ponto 03, na Avenida Florianópolis, foi registrada 100% de balneabilidade.

No ponto que sempre foi considerado o mais critico do balneário, a Foz do Arroio do Silva, nos meses de veraneio, de 20 amostragens, 06 (30%) mostraram área em condições de banho e 14 (70%), como não própria.

O presidente da FATMA, Murilo Xavier Flores, reconhece que os pontos considerados como impróprios – devido a contaminação fecal – decorre da falta de saneamento no Município.