Comunidade cobra ações das policias para combater criminalidade no balneário

Com o saguão da prefeitura tomado por autoridades civis, militares e lideranças da comunidade, ocorreu na noite de ontem, 18, a audiência pública sobre segurança com o objetivo de buscar soluções para combater a criminalidade no Balneário Arroio do Silva.

O evento contou com a presença do chefe da Polícia Civil de Santa Catarina, delegado Mauricio Scudlark, comandante da Polícia Militar no Vale do Araranguá, Tenente Coronel Márcio Cabral, sub-comandante De Carlos, delegados Jorge Giraldi e Diego de Haro, presidente do Conseg, Waldemar Cibien, prefeito Evandro Scaini e vice-prefeito Mário Mota, presidente da Câmara, vereador Enedir da Silva, entre outras autoridades.

O prefeito Evandro Scaini abriu a audiência pública dando as boas vindas aos presentes e destacou os objetivos do encontro, na busca de soluções para combater a criminalidade no município. A seguir usaram da palavra os delegados Jorge Giraldi e Diego de Haro, tenente coronel Marcio Cabral e presidente do Conseg.

As pessoas que estavam na platéia tiveram oportunidade de se manifestar e questionaram as autoridades sobre várias questões, cobrando maior efetivo e aparelhamento para as policias civil e militar, bem como apresentaram sugestões.

Entre as sugestões apresentadas foi sugerido o toque de recolher para menores no período noturno, sistema de monitoramento de novos moradores através de parceria com as imobiliárias e policia civil e mais apoio às ações do Conseg.O delegado Diego de Haro se comprometeu em fornecer uma cartilha com dicas de segurança para ajudar a população a combater o crime através da prevenção.

Encaminhamentos

O prefeito Evandro Scaini conduziu o debate com as autoridades policiais e se comprometeu na implantação de um cadastro com os corretores de imóveis, e investimentos na iluminação pública. Scaini questionou o chefe de Polícia, delegado Mauricio Skudlark sobre a liberação de viatura e mais policiais para o município.

O chefe de polícia de SC garantiu que a delegacia regional de polícia irá providenciar a vinda de uma viatura para o Arroio do Silva e que até o mês de agosto haverá aumentado do efetivo na DPMU do município. Skudlark também tranqüilizou aos policiais civis que a categoria será valorizada com a aprovação do Plano de Carreira.

Comandante da PM, Tenente Coronel Marcio Cabral, disse que se dispõe a lutar com a comunidade e autoridades para implantar um plano de segurança para o Arroio do Silva, mas descartou aumento do efetivo na baixa temporada. "Isso só será possível se houver um novo curso de formação de policiais militares no Vale do Araranguá e o governo não tem recursos neste momento. A Policia Militar necessita de mais 1.000 policiais militares para suprir as necessidades de segurança no estado", justificou.

Fatos positivos

Ao final da audiência pública, o prefeito Evandro Scaini reafirmou seu compromisso de investir mais em iluminação pública e chamar os corretores de imóveis para a formação de um cadastro único. Scaini destacou os compromissos assumidos pelas autoridades policiais de liberar viaturas para as policias civil e militar, além de maior efetivo da polícia civil. "Não conseguimos o compromisso do comandante da PM para o aumento do efetivo, mas vamos ao secretario de segurança para conquistar este objetivo. Se for preciso lotar um ônibus com lideranças para irmos à Florianópolis nós faremos isso", afirmou o prefeito de Arroio do Silva.