Conferência Municipal apresenta propostas e elege os delegados

Com o tema central "Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação", a Conferência Municipal de Educação do Balneário Arroio do Silva, foi aberta oficialmente às 8h30min de ontem, 24, tendo por local o hall de entrada da Escola Estadual Apolônio Ireno Cardoso. O evento mobilizou gestores, professores, alunos, pais e autoridades e proporcionou um amplo debate em torno dos  eixos temáticos da CONAE 2010.

O secretário municipal de Educação, Elder Gonçalves, representando o prefeito Evandro Scaini, disse no seu discurso que a conferência é um movimento democrático para apontar as diretrizes para os problemas vivenciados na educação. "O momento que se inicia hoje se refletirá daqui a 20 anos. Só vamos colher aquilo que plantarmos. Se não plantarmos nada, nada colheremos. Precisamos plantar uma educação de qualidade", lembrou o educador. Também usaram da palavra a representante da Gerência Regional de Educação, Marione Silveira Coelho, que frisou que a discussão em prol da educação de qualidade inclui a todos e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Joelma dos Santos, que convidou os demais segmentos que auxiliaram na organização da conferência para agradecer ao empenho de todos.

Após as falas, foi apresentado um vídeo sobre os objetivos gerais da CONAE 2010 e divididos os grupos em colóquios para discutir 08 eixos temáticos. Na parte da tarde foram apresentados os trabalhos produzidos nos colóquios com as propostas para cada tema proposto e sugestões. A conferência encerrou com a escolha dos delegados de cada segmento, gestores do estado e município, professores, alunos, CME e suplentes dos diretores. O documento final das conferências municipais será redigido na Conferência Regional de Educação, marcada  para o dia 12 de agosto no Caverá Park de Araranguá.

O que é a Conae?

A Conferência Nacional de Educação – CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Será organizada para tematizar a educação escolar, da Educação Infantil à Pós Graduação, e realizada, em diferentes territórios e espaços institucionais, nas escolas, municípios, Distrito Federal, estados e país. Estudantes, Pais, Profissionais da Educação, Gestores, Agentes Públicos e sociedade civil organizada de modo geral, terão em suas mãos, a partir de janeiro de 2009, a oportunidade de conferir os rumos da educação brasileira. A CONAE acontecerá em Brasília, em abril de 2010.