Motoristas da Educação recebem capacitação para transporte de alunos

Depois de promover uma ampla reforma dos ônibus que servem ao transporte escolar do município, a Administração Municipal 2009/2012, está proporcionando aos motoristas que atuam no transporte de alunos cursos de capacitação, no Sest/Senat de Criciúma. "Nosso objetivo é oferecer aos alunos um transporte de qualidade e isso começa pela qualificação dos nossos motoristas", lembra o diretor de Educação Fundamental do Balneário Arroio do Silva, Dário Donato Luciano.

Os cursos do Sest/Senat são subsidiados pela prefeitura, com carga horária de 50 horas/aula, nas áreas de transporte escolar, transporte coletivo e transporte de emergência. "Como motorista eu tinha uma idéia antes do curso e agora tenho outra bem diferente. A responsabilidade que tenho é muito grande porque transporto crianças num veículo de 15 metros. Com a entrada dos monitores vai facilitar bastante nosso trabalho", diz Edvaldo de Jesus Fernandes.

Para o motorista Jaime Silveira da Silva, que está a um ano no transporte escolar do município e ainda não tinha sido capacitado, o curso está sendo muito proveitoso, "nossa missão não é só dirigir o ônibus, mas também zelar pelos alunos", frisa. Domingos Cezar, é o motorista mais experiente da turma em transporte de alunos e já tinha sido capacitado nos cursos e deverá fazer a reciclagem daqui a três anos.

Monitores de ônibus

Após as férias escolares de julho, no início de agosto devem entrar em ação no transporte de alunos três monitores de ônibus que passaram no recente processo seletivo para a função. Os monitores vão auxiliar aos motoristas na organização das filas para a entrada e saída de estudantes, bem como dentro dos coletivos, conferindo se os cintos de segurança foram colocados pelos alunos e evitar que crianças fiquem em pé ou ponham a cabeça para fora da janela. "A melhoria do transporte escolar e a capacitação dos motoristas, contratação de monitores, faz parte do nosso plano de governo e estamos fazendo isso uma realidade", afirma o prefeito Evandro Scaini.