Prefeitura do Arroio arrecada mais de meio milhão de reais de impostos atrasados
Graças à política de austeridade implantada pela atual administração municipal, na cobrança das dívidas herdadas de IPTU e outros impostos, a prefeitura de Balneário Arroio do Silva conseguiu arrecadar mais de meio milhão de reais com o Programa de Recuperação Fiscal, REFIS – que vigorou entre abril e outubro deste ano, e quatro leilões de imóveis, em primeira e segunda praça.
“Houve uma procura muito grande pelos contribuintes para acertarem suas dívidas e com isso atingimos uma arrecadação de R$ 500 mil de Refis”, frisa o Diretor de Tributos, Anselmo Thomasi. Estes valaores foram parcelados em até 18 pagamentos para os contribuintes. Já os leilões realizados pelo Fórum da comarca de Araranguá, em junho, agosto, outubro e novembro, arrecadaram quase 30 mil nas duas praças.
“Tanto os leilões quanto o Refis, fizeram com que os contribuintes procurassem a prefeitura para acertos e regularizassem pendências”, avalia o secretário de Administração e Finanças, Silvio Luiz Gonçalves Vianna. Para o prefeito Evandro Scaini, estes recursos resultarão em obras e melhorias para a comunidade. “É como uma rua de duas mãos, de um lado o contribuinte regularizando sua situação e do outro a prefeitura devolvendo em serviços”, fala o prefeito.
O assessor para a Divida Ativa do Município, advogado Carlos Saturnino Soares Junior, avalia como positivos os resultados dos leilões, “porque até mesmo contribuintes que não estavam na lista da execução judicial demonstraram interesse em ficar em dia com o município. Nossa expectativa agora recai para o próximo ano, quando a justiça deverá marcar novos leilões de imóveis, a partir de março”, conclui.