Empresa de ônibus garante acessibilidade gratuita para cadeirantes

Acessibilidade

Os usuários da linha de ônibus Balneário Arroio do Silva-Araranguá, ganham, a partir desta quinta-feira, um novo serviço de rampa com elevador, que garante a acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, cadeirantes e idosos com dificuldades em subir no coletivo.

A empresa Viação Cidade acaba de adquirir dois modernos ônibus Mercedes Benz, ano 2010, com carroceria da indústria Marcopollo de Caxias do Sul. Os veículos são dotados de sistema eletrônico e enquanto as portas estiveram abertas não permite o seu deslocamento.

Segundo o fiscal de transportes da Cidade, Luiz Pacheco, a empresa está investindo R$ 800 mil nos dois veículos 0 km. “Hoje a Viação Cidade está trazendo um serviço diferenciado em relação ao que dispunha antes e a tendência é melhorar cada vez mais”, frisa. De acordo com o fiscal, o novo serviço de acessibilidade para os usuários de cadeira de rodas é gratuito e o controle operacional do sistema será feito pelo cobrador do ônibus.

“É uma iniciativa louvável e bonita e dará maior facilidade para as pessoas que usam cadeira de rodas poderem se locomover de sua casa para o trabalho. Sem dúvida é uma grande conquista para nós cadeirantes”, comemorou o radialista aposentado, Paulo Medeiros, da cidade de Criciúma, que veraneia no Arroio do Silva.

Medeiros serviu de modelo para o test drive do novo sistema, apresentado na manhã de ontem, 12, no Getulhão. O vice-prefeito Mário Mota e o diretor de indústria e comércio da prefeitura, Everton dos Santos, o Pinto, acompanharam a exibição do novo sistema de acessibilidade do ônibus da Viação Cidade.

“Era uma dificuldade que enfrentávamos no balneário e estamos fazendo a nossa parte para melhorar a acessibilidade das pessoas. Num futuro bem próximo nossas calçadas estarão adaptadas para os deficientes físicos”, justificou o vice-prefeito.

“É gratificante acompanhar esta conquista para os usuários. É um avanço e crescimento para o nosso município”, completou o diretor Everton.

Fotos: Jorge Pimentel/Assecom/PMBAS