Audiência define medidas de segurança para zona norte do Arroio

Mais de uma centena de moradores e dezenas de autoridades municipais e do setor de segurança pública do Vale do Araranguá, participaram, na noite de sexta-feira, 19, no salão comunitário de Areias Brancas, Balneário Arroio do Silva, da audiência pública para tratar sobre segurança na zona norte do município.

O encontro que durou cerca de uma hora e meia, serviu para aproximar os moradores dos bairros Areias Brancas e Meta das polícias Civil e Militar, prefeitura e vereadores, bem como, apontar soluções para dar maior segurança para as comunidades da zona norte do Balneário Arroio do Silva.

O prefeito Evandro Scaini abriu o encontro parabenizando as policias pelo bom trabalho na operação veraneio e se colocou a disposição dos moradores e autoridades policiais para ser parceiro nas ações para dar maior segurança no lado norte. “Tudo o que for da alçada da prefeitura nós vamos fazer para melhorar”, afirmou.

O delegado Jorge Giraldi respondeu a várias perguntas de moradores e lembrou que nunca a policia trabalhou tanto como nesta operação veraneio, colocando marginais na cadeia. Ele também cobrou da comunidade algumas atitudes que ajudam a diminuir a violência, como: vender lotes baratos para pessoas desqualificadas, desconfiar de tudo e todos. “Muitas vezes as pessoas não retratam na sua aparência o que realmente são. Procurem saber com quem seus filhos andam e as pessoas que colocam dentro de suas casas. É bom as pessoas ficarem alertas sobre isso”, disse. O delegado também cobrou dos moradores para que adquiram produtos que muitas vezes foram furtados de alguma residência ou comércio e pediu aos proprietários de bares não vendam bebida alcoólica para menores porque vai incitar a violência.

PM vai intensificar rondas na zona norte

Depois de ouvir atentamente as indagações dos moradores e a explanação do delegado Giraldi, o comandante do 19º BPM, tenente coronel Márcio José Cabral comentou sobre matérias que são divulgadas na mídia que retratam a zona norte como se fosse uma favela da Rocinha. “Quem vê um artigo destes não vai querer morar ou veranear nestas comunidades. Vocês tem que procurar falar bem do lugar onde moram. Quanto as ocorrências nós vamos intervir e atender aos pleitos de vocês”, podem ter a certeza.

O comandante garantiu uma presença mais constante da PM na zona norte e marcou uma reunião com a comissão de moradores para implantar os programas Vizinho Solidário e Ronda Residencial, com apoio do Conseg. “Não temos a ilusão  que vamos acabar com o crime, mas vamos reduzir em muito. Quando há uma aproximação entre a comunidade e a polícia o marginal vai embora. Espero que a comunidade acredita nas polícias, porque juntos podemos reduzir a criminalidade nestes bairros”, destacou Cabral.

Também usaram da palavra o presidente do Conseg, Waldemar Cibien e a vereadora Maristane da Silveira, que destacou a necessidade de investimentos em projetos sociais para diminuir a marginalidade, principalmente com adolescentes.

A audiência pública contou com a presença das principais autoridades da área da segurança pública do Vale do Araranguá, como o comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Márcio José Cabral, delegado de polícia Jorge Giraldi, representando o delegado regional de polícia e secretário de Segurança do Estado, presidente do Conseg, Waldemar Cibien, responsável pela DPMU de Arroio do Silva, Eliane Figueiredo, tenente Thiago Matias, Sargento Ademir dos Santos, prefeito Evandro Scaini, vice, Mário Mota, secretários municipais, Hamilton Jacques, Dionei de Souza Teixeira e Dário Donato Luciano, presidente do legislativo, Enedir da Silva, vereadores José Lourenço, Heraldo Caetano, Everton dos Santos, Maristane da Silveira e Paulo Martins Junior, imprensa.

Fotos: Jorge Pimentel