Fórum contra Crack emociona e mobiliza o Arroio contra a epidemia
Cercado de depoimentos de ex-usuários de drogas, como do ex-jogador de futebol Albeneir( que passou por grandes clubes de futebol e seleção brasileira) e que hoje preside o Conselho Municipal de Entorpecentes de Biguaçú, na grande Florianópolis; da Agente Comunitária de Saúde, Márcia Soares – que teve sua vida encenada pelos alunos da Escola Municipal Jardim Atlântico; palestras com autoridades civis e da área da segurança pública, foi realizado com sucesso total na sexta-feira, 17, durante todo o dia no Centro de Eventos do Hotel Scaini, o 1º FORUM MUNICIPAL CRACK NEM PENSAR de Balneário Arroio do Silva.
A participação de mais de 350 participantes surpreendeu os organizadores, Prefeitura, Secretaria de Saúde e Educação. Eles agradecem ao apoio da imprensa, patrocinadores e participantes.
O encontro foi encerrado com a leitura de uma Carta Municipal, aprovada em plenária, com propostas para serem encaminhadas aos poderes constituídos, ONGS e demais entidades do município. "O enfrentamento ao Crack e drogas associadas já começou no Arroio do Silva e só vamos vencer esta batalha com a união de todos", disse o Prefeito Municipal Evandro Scaini, ao finalizar o encontro, realizado no Hotel Scaini.
O Forum foi aberto pela manhã, com a presença do prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini, Presidente da Câmara de Vereadores de Balneário Arroio do Silva – Enedir da Silva, Secretário Municipal de Saúde – José Luiz Oliveira, Secretário Municipal de Educação, Dário Donato Luciano, Presidente do CONSEG de Balneário Arroio do Silva, João César Inácio, Delegado da Polícia Civil de Araranguá, Jorge Giraldi, Tenente da Polícia Militar de Araranguá, Thiago Matias e Secretária de Saúde de Araranguá, Evelyn Elias.
Autoridades querem maior participação de entidades
“Quando surge um crime, a população cobra do prefeito, da polícia a solução do problema e muitas vezes as pessoas não querem servir de testemunha para não ficarem marcadas”, revelou o delegado Jorge Giraldi, em seu depoimento. Ele cobrou também maior envolvimento das entidades como Conselho Tutelar e Câmara de Vereadores. “Tem vereador que fica fazendo foto de máquina da prefeitura trabalhando, ao invés de nos ajudar a desvendar alguma boca de fumo. O Conselho Tutelar tem que sair do gabinete e sair para resolver os problemas”, sentenciou.
O tenente Thiago Mathias, da Polícia Militar, falou sobre o trabalho preventivo que a PM faz em programas como Vizinho Solidário, Ronda Escolar, Comercial e Residencial, além de blitz. João César Inácio – Presidente do CONSEG de Balneário Arroio do Silva, disse que o órgão tem atuado na prevenção e acredita que a solução para o Crack e outras drogas venha da união da todas as entidades e comunidades, junto com o poder público.
Trabalho em grupo
Na parte da tarde, após palestra do Padre Luiz Prim, 10 grupos foram formados para discutir estratégias de solução e de assistência. Antes da apresentação da Carta Municipal com as propostas de todos os grupos, os alunos das escolas Apolônio Ireno Cardoso e Jardim Atlântico, abrangendo histórias reais. Após foi servido cofee breack e a entrega dos certificados aos participantes.
Os secretários José Luiz Oliveira, da Saúde e Dário Donato Luciano, da Educação, agradecem a todos que ajudaram na organização, bem como a todos os participantes. “Com a união da comunidade vamos vencer esta epidemia do crack e outras drogas”, dissera os secretários. Fotos: Marino Lameira Junior