Prefeito do Arroio considera Marcha à Brasília muito proveitosa

A marcha teve uma força inimaginável, tivemos o fórum dos vereadores que discutiram sobre emendas de parlamentares e conseguimos a garantia da presidenta Dilma Rousseff de avanços em setores primordiais para os municípios nas áreas da Saúde, Educação e Saneamento Básico.

Esta foi à avaliação do prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini, ao participar da XIV Marcha dos Prefeitos à Brasília.

Sobre o pronunciamento da presidenta Dilma, na tarde de terça-feira, 10, Scaini disse: “Ela foi muito feliz nas colocações e senti firmeza quando disse  que o governo federal vai auxiliar as novas creches na sua manutenção, incluindo a merenda escolar dos alunos – que hoje é bancada pelo município. Na questão da saúde, as novas unidades básicas terão recursos para reformas e com isso prestarem bom atendimento à população. Tendo como fonte o PAC 2,  a presidenta sinalizou que os municípios com população menor de 50 mil habitantes serão contemplados com recursos para a confecção dos projetos de saneamento básico. No caso do Arroio, estamos pagando este projeto”, considerou..

FPM 27% maior

Evandro Scaini também ficou animado com a informação dada por Dilmar Rousseff sobre o Fundo de Participação dos Municípios, FPM, que fez um cálculo dos anos de 2009, 2010, devido à crise mundial; teráo um acréscimo de 27% na receita dos municípios.

Obras de emendas garantidas

Com relação a emendas dos parlamentares, o prefeito do Arroio do Silva ressaltou que a presidenta autorizou à Caixa Federal a liberar as obras de emendas com recursos inferiores a R$ 500 mil.

“O Arroio tem várias obras que serão executadas com emendas de senador e deputados, como as Ruas Guilherme Becker (já autorizada),  Scaini e Leonardelli, que devem ser licitadas em breve. Esta medida nos deixou muito animados.

Scaini também gostou do pronunciamento do presidente da CNN, Paulo Ziukowski, que foi colega de Dilma na CEEE do RS e relembrou de sua luta em prol dos municípios. “O discurso da presidenta não deixou dúvidas, só faltou abordar o pré-sal, mas senti firmeza nas colocações feitas por ela”, concluiu Scaini.

Texto: Jorge Pimentel