Conferência de Saúde do Arroio definiu propostas para etapa estadual
Grupos pediram mais especialistas e recursos para o Sistema Único de Saúde
O Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura e entidades representativas do Balneário Arroio do Silva, realizaram nesta quarta-feira, 29 de junho a etapa municipal da 14ª Conferência Nacional de Saúde.
O evento realizado no Centro de Referência da Assistência Social, CRAS, contou com a participação de diversas Organizações Não Governamentais, ONGs, médicos e profissionais de saúde, vereadora Maristane Silveira Barbosa, secretários municipais, diretores e assessores, Conselho Tutelar, Apae, vice-prefeito Mário Mota, entre outros.
A conferência foi aberta pelo prefeito Evandro Scaini, que elogiou a saúde do Arroio do Silva, dizendo que tem muito mais pontos positivos do que negativos a somar.
O Secretário Municipal de Saúde e Presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Luiz Oliveira, o Juquinha, coordenou os trabalhos da conferência. Três grandes grupos foram organizados para debater os eixos temáticos: Humanização, Financiamento e Gestão.
“A conferência foi muito produtiva. Conseguimos elencar uma série de sugestões para que sejam defendidas pelos delegados escolhidos na etapa estadual. Também foi encaminhada moção de apoio para a votação da PEC 29 que tramita no congresso nacional, consequentemente transferindo mais recursos para o Sistema Único de Saúde. Agradeço a cada entidade que nos prestigiou neste evento”, avaliou Juquinha.