Arroio conclui seu Plano Municipal de Saneamento

Depois de dois anos de trabalhos – onde o principal objetivo foi de fazer um plano com a “cara” do Município, foi apresentado em Audiência Pùblica, nesta sexta-feira, 04 de novembro, no Paço Municipal, ao prefeito, vice, vereadores e lideranças da comunidade o Plano Municipal de Saneamento Básico, PMSB, de Balneário Arroio do Silva.

O plano foi coordenado pela empresa Concremat, com a supervisão da engenheira Ediane da Rosa e sua equipe e contou com o apoio da Secretaria de Planejamento da Prefeitura e técnicos da empresa EJW. Segundo a representante da Concremat o Balneário Arroio do Silva ficou com o melhor Índice de Salubridade Ambiental, ISA, dentre os18 municípios que a empresa coordenou os trabalhos.

A próxima etapa é encaminhar o PMSB para a Câmara para ser avaliado pelos vereadores.

O que dizem as autoridades sobre o Plano de Saneamento

Secretário Municipal de Saúde José Luiz Oliveira: “Acredito que o plano de Saneamento Básico, ele vai dar o norte para todo o município, para fazer todo o tratamento de água, esgoto, lixo, enfim, organizar o sistema de uma maneira boa que vai dar bons resultados, como a alocação de recursos, junto aos órgãos federais. Espero que a aprovação pela Câmera venha ao encontro das necessidades do município”.

Engenheira da Comcremat, Ediane da Rosa: “A gente está feliz com o término do trabalho, a prefeitura do arroio do silva foi muito participativa, colaborou de  uma forma que o plano ficasse com a cara do município e não só com a técnica da empresa. Com o plano em mãos, o prefeito poderá buscar recursos da FUNASA e Ministério das Cidades e com isso trará bastante progresso para os vindouros”.

Engenheiro Everson Casagrande: É um plano muito importante para o município conseguir recursos para esta atividade de saneamento e a EJW fica muito feliz em ter participado, ajudado  na elaboração do plano e agente imagina que daqui para frente vai ter um norte mais tranquilo para a evolução do saneamento. O índice de média salubridade, nos deixa motivado porque entendemos que a nossa empresa  colaborou para isso. Esperamos que com a vinda do esgoto estaremos com salubridade total.

Prefeito Evandro Scaini: “É mais um plano municipal que concluímos. Já concluímos o de habitação e interesse social – o município hoje está credenciado para projetos habitacionais e com a conclusão do plano de saneamento, vamos encaminhá-lo á Câmara em 2012, para a sua aprovação. O próximo passo agora é concluir o Plano Diretor, para que também seja analisado pelos vereadores, para que desta forma fechar com chave de ouro todos os planos. É bom ressaltar que todos eles estão devidamente pagos. Com estas ações, o município de Arroio do Silva estará credenciado e organizado para atender aos critérios do governo federal. Deixo o meu agradecimento à equipe do setor de Planejamento e da EJW que trabalharam sem cessar para o sucesso do plano, bem como as lideranças da comunidade que prestigiaram  as reuniões”.

Próximos passos:

O Plano Municipal de Saneamento Básico será agora encaminhado a Câmara municipal de Vereadores para que se torne lei e a contratação da Agencia de Regulação. “A CONCREMAT trabalhou em 18 municípios e podemos dizer que o Arroio do Silva ficou entre um grupo seleto que demonstrou que está em uma categoria boa dentro do serviço de saneamento, com um índice de saneamento ambiental, ISA, com um índice de média salubridade ambiental, considerada a mais alta dentre os demais municípios da região”, concluiu Ediane da Rosa.