1º Batizado de Capoeira do CRAS mostra inclusão social
Arroio do SilvaNum evento que reuniu dezenas de pais, filhos, professores e mestres da Capoeira, todos felizes pelos resultados obtidos no ensino e aprendizado deste esporte que une cultura e arte; foi realizado neste domingo, 27 de novembro, na sede da AMOVER de Praia dos Golfinhos, o 1º Batizado de Capoeira do Centro de Referência da Assistência Social, CRAS de Arroio do Silva.
O evento também batizou alunos de dois projetos voluntários do monitor Big, na Praia dos Golfinhos e Caçamba. “Para nós do CRAS é motivo de orgulho realizar o primeiro batizado e ver essas crianças aprenderem a jogar capoeira. É um esporte sadio e que ensina para a vida”, lembra a diretora de Assistência Social Avanei Bitencourt Vieira.
A cerimônia iniciou por volta de 10 horas da manhã, com um aquecimento dos mestres, contramestre e professores do Grupo de Capoeira Grilhões da Liberdade. Logo a seguir os alunos tiveram a oportunidade de jogar com um mestre e recebendo o seu primeiro cordão. Entre os alunos, o mais novo era Gabriel, com 4 anos, que deu um show ao lutar com o pai e monitor da oficina de capoeira do CRAS, o Big. O morador da Vila Isabel, seu Jorge de Souza, estava feliz em ver o filho Jeferson ser batizado. “Se tivesse na rua não estaria aprendendo esta arte como aprendeu lá no CRAS", disse.
Márcia perdeu 26 quilos jogando
Para a aluna de capoeira Márcia Soares, que participa de oficina na Praia da Caçamba é indescritível a sensação de participar das aulas de capoeira. “É mais um desafio na minha vida e o melhor é que isso está ajudando na minha estética, auto-estima, é mais um desafio na minha vida porque perdi 26 quilos, com reeducação alimentar e a capoeira”, comemora.
No cerimonial foi formada a mesa das autoridades que esteve composta pelo secretário de Educação, Dário Donato Luciano, diretora do CRAS, Avanei Bitencourt Vieira, Assistente Social, Cristiane de Bem e Souza, diretor de Obras Otílio da Silva, que representou o prefeito Evandro Scaini, secretária da comunidade de Praia dos Golfinhos, senhora Rosangela e diretora da Escola Apolônio Ireno Cardoso, Sandra Cristiano.
Texto e Fotos: Jorge Pimentel/Assecom