Mais 88 animais de rua são esterilizados no Arroio do Silva
Com o apoio do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura a Associação Bicho Feliz realizou neste final de semana mais 88 esterilizações em animais de rua, entre cães e gatos. O trabalho começou no sábado, 23, na parte da tarde e encerrou no domingo, 24, pela manhã.
De acordo com a presidente da ONG Maria Elenita Clemes, em menos de um mês já foram castrados quase 140 animais no Arroio do Silva. “Desta vez conseguimos realizar palestra para os donos de animais sobre a importância da esterilização. Considero muito positivo o trabalho porque é a única forma de diminuir a população de animais nas ruas”, diz.
Para o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Eduardo Marzol, é preciso aumentar as parcerias para que mais animais sejam castrados. “Ainda temos um grande número de cães e gatos pelas ruas que são abandonados por seus donos”, fala. “A esterilização não só combate o trágico sofrimento associado à superpopulação, como também aumenta a esperança de vida dos animais e elimina ou reduz os comportamentos incômodos associados ao cio nas fêmeas e à marcação de território nos machos”, frisa Márcia Lírio, da Associação Bicho Feliz.
Animais ganham novos lares
Durante a 21ª Festa do Peixe, de 07 a 10 de junho, a Associação Bicho Feliz e SOS Adoção realizou uma Feira para doação de animais que são resgatados e castrados pela entidade. A iniciativa obteve grande sucesso e encaminhou 07 animais para novos lares. Durante todo o evento, as pessoas puderam passar pela feira e ver os animais que estavam à procura de um novo lar. Segundo os organizadores, os candidatos passavam por uma criteriosa entrevista, onde toda a família tinha que estar de acordo para receber o novo integrante. Ainda foi necessário o responsável assinar o Termo de Responsabilidade. Com estes dados, as voluntárias pretendem saber sobre a história de cada animal. Além de assegurar que o mesmo esteja sendo bem tratado, será uma forma de acompanhar o desenvolvimento do trabalho.