5º Encontro de Corais celebra a integração através do canto
O Balneário Arroio do Silva vive um momento de amadurecimento cultural. Isto se comprova pela realização de inúmeros eventos voltados ao teatro, resgate do terno de reis, tradicionalismo e à música. Neste último, o maior evento tem sido o Encontro de Corais de Verão.
Nos três primeiros eventos realizados a Prefeitura Municipal esteve à frente da organização. Mas a partir da criação da Associação Coral Balneário Arroio do Silva, em 20 de setembro de 2011, o próprio grupo, presidido pelo coralista Dolvino Presa, passou a organizar o encontro, convidando os corais e os preparativos em torno do evento.
Encontro foi sucesso
No sábado, 02, tendo por local o salão de festas do Clube SASIL foi realizado com muito sucesso o 5º Encontro de Corais do Verão, uma realização da Prefeitura Municipal e organização da Associação Coral de Balneário Arroio do Silva. A abertura oficial foi com a execução do hino nacional brasileiro pelo coral do Arroio e pronunciamento do prefeito Evandro Scaini. O prefeito deu as boas vindas a todos os grupos e anunciou que em 2014 o evento será na segunda quinzena de março.
Música para todos os gostos
A versatilidade musical pelos grupos de corais participantes conseguiu agradar ao grande público que lotou o salão de festas da SASIL. Os anfitriões do Arroio do Silva foram os primeiros a arrancar os aplausos do público presente. Sob a regência de Thomaz Luiz Abatti, a Associação Coral Arroio do Silva cantou clássicos como: Minha Canoa, Cio da Terra e Verde Vinho. O segundo grupo a se apresentar foi a Associação Coral de Içara, regido por Reinaldo Hoeppers. Entre as canções a famosa Leva Eu Sodade de Nilo Amáro e Cantores do Ébano. De volta ao Encontro de Corais, o Coral São Pedro da Coloninha, com a regência de Thomaz Luiz Abatti, apresentou músicas como Chalana, Bandeira Branca e Um dia de Domingo.
A Associação Coral de Rio Maina, Criciúma, regido por Elio Dalleffe, executou: Deus de um Deus maior, Coro das Raças, Noturno nº 05 e Pai Nosso.
O regente do Coral de Araranguá, Neri Milanez foi direto ao ponto, ao falar sobre o encontro de corais. “Infelizmente as músicas que se ouvem no dia a dia não traduzem a mesma cultura das composições de outrora”.O Coral de Araranguá cantou Samba, passando pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga e concluiu com homenagem aos gaúchos com a música Aragana.
O último e esperado coral a se apresentar foi o Vozes do Prado da cidade gaúcha de Antônio Prado. O grupo, regido por Nelsa Dupon Ferri cantou Um Violão em Seresta, O Sole Mio e A Minha Vida. Ao final de cada apresentação os grupos receberam troféu de participação. No encerramento do encontro todos os corais se integraram no palco para cantar a música Horizontes de Sérgio Napp, regido por Thomaz Abatti.
Os grupos foram recepcionados com jantar no salão da Amover, na Praia dos Golfinhos. A organização do 5º Encontro de Corais agradece as empresas que patrocinaram ao evento, bem como a direção da SASIL, pela cedência do local.