Educação do Arroio faz pacto para acabar com a repetência no ensino fundamental

A partir deste ano letivo, as escolas municipais de ensino fundamental de Balneário Arroio do Silva, Passo Fundo e Jardim Atlântico pretendem  zerar a repetência dos alunos que estudam no primeiro, segundo e terceiro ano do fundamental. A Secretaria Municipal de Educação aderiu ao Pacto Nacional Pela Educação na Idade Certa – PNAIC. O Programa que promovido pelo Ministério da Educação, visa alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática; realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental.

Vencer o Desafio  

De acordo com a Secretária de Educação, Silvia Machado Ghellere, o desafio das escolas municipais do Arroio é de assegurar que todas as crianças até os oito anos de idade estejam alfabetizadas. “Os professores do 1º ao 3º ano serão cadastrados no programa e participarão de capacitações a cada dois meses. A primeira capacitação ocorreu entre 18 e 22 de fevereiro em Laguna”, frisa. As coordenadoras do PNAIC no município são as professoras Maria Hilma Laurentino e Heloisa Maciel Monteiro. “O nosso maior problema e quando o aluno já vem mal preparado de outras escolas, mas o desafio de ensinar para que ele seja um vencedor nos enche de entusiasmo”, revela à professora do 3º ano 02 da Escola Municipal Jardim Atlântico, Sandra Regina. 

Entendento o Pacto 

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Isto significa que, aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:


1. O Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;
2. O desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
3. Conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;
4. A ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.

Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.