Dia Mundial de Combate à Tuberculose é lembrado no Arroio

O próximo domingo, 24 de março lembra o DIA MUNDIAL DE COMBATE À TUBERCULOSE.  Trata-se de um movimento de mobilização mundial buscando envolver todas as esferas de governo e setores da sociedade na luta contra a doença. Foi instituído em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra TB e Doenças Pulmonares (IUATLD), para  homenagear os 100 anos de descoberta do bacilo causador da tuberculose por Robert Kock, em 1882.Segundo a enfermeira responsável pelo Setor de Vigilância Epidemiologica da Secretaria de Saúde de Arroio do Silva, Franciele Ramos Silva, os principais objetivos da campanha de mobilização são: orientar a população e divulgar os sintomas da tuberculose; encorajar os sintomáticos respiratórios a buscarem uma unidade de saúde para realização da baciloscopia; convencer sobre a importância de completar o tratamento dando ênfase ao TRATAMENTO DIRETAMENTE OBSERVADO (TDO).“A OMS declarou que a tuberculose está em estado de emergência no mundo, onde ainda é a maior causa de morte por doenças infecciosas em adultos.

Segundo estimativas, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis. Destes, 8 milhões desenvolverão a doença e quase 3 milhões morrerão a cada ano.Atualmente, dois grandes obstáculos agravam a situação da doença: a infecção pelo HIV/Aids que predispõe o indivíduo infectado a desenvolver a tuberculose e o abandono ao tratamento que pode levar ao surgimento de formas resistentes de tuberculose (TBMR).Um paciente portador de bacilos da tuberculose contamina em torno de 15 a 20 pessoas por ano.Santa Catarina, nos últimos anos, vem mantendo as taxas de incidência de tuberculoseestáveis (27/100.000 hab.) com pequena redução. Essa informação tem feito especularsobre as razões desta estagnação, sugerindo situações de caráter social ligadas aoíndice elevado de casos positivos para HIV, coinfecção TB/HIV/Aids, aumento do usode drogas ilícitas, migração de populações empobrecidas de outros estados e altíssimaincidência da doença na população carcerária do Estado. Assim como em Santa Catarina, Balneário Arroio do Silva vem mantendo as taxas de incidências estáveis nos últimos anos, tendo em média 2 casos novos por ano. 

Os principais sintomas:

1-      Tosse com escarro por mais de tosse com escarro por mais de 3 semanas;

2-      Falta de apetite

3-      Emagrecimento

4-      Suores noturnos

5-      Dor no peito

6-      Cansaço fácil

7-      Febre baixa no final da tarde 

Deve-se estar atento para identificar os portadores de tuberculose dentro de cada comunidade. Deve-se suspeitar de toda pessoa com os sintomas descritos acima, especialmente daqueles com tosse e expectoração por mais de três semanas.

O diagnóstico pode ser realizado através do escarro, de forma simples e rápida. O serviço de vigilância epidemiológica do município está à disposição para atendimento à população. Em caso de dúvidas entre em contato através do telefone 3526-0432, email: epidemiologia@arroiodosilva.sc.gov.br ou na Unidade Central de Saúde Paulo Lupinn.