Audiência Pública do Projeto Orla leva grande público até a Câmara do Arroio

Com as dependências da Câmara de Vereadores completamente tomadas por dezenas de pessoas dos mais diversos segmentos representativos do Município, como: prefeito, vice-prefeito, vereadores, secretários municipais, presidentes de entidades e associações de moradores, pescadores; foi realizada na tarde desta quarta-feira, 10 de abril, a Audiência Pública do Projeto Orla.

Na ocasião, a coordenadora do COPRE – Coordenadoria de Projetos Especiais da Superintendência do Patrimônio da União – SPU, de Santa Catarina, Adelina Cristina Pinto, a Kica, expôs, com muita clareza a comunidade, todos os passos para que o Balneário Arroio do Silva elabore o seu projeto Orla.

O evento iniciou com as boas vindas do presidente do legislativo, vereador Giovani Mota Martins a todos os presentes. Em seguida o prefeito Evandro Scaini falou sobre a adesão do balneário ao Projeto Orla e integra a comissão estadual do mesmo. “A presença de vocês hoje aqui, de forma maciça é o primeiro passo para a nossa caminhada. Temos sonhos para o uso da orla com sustentabilidade. E juntos vamos construir este grandioso projeto”, afirmou.

Em seguida a representante do SPU falou de como funciona a estrutura da Superintendência do Patrimônio da União, que muitos confundem com a Marinha, bens da união, terrenos da Marinha e Acrescido de Marinha, função social. Sobre o Projeto Orla, Kica destacou a iniciativa do prefeito do Arroio do Silva. “Ele está fazendo o trabalho de casa, chamando a comunidade para participar e decidir. Este é um passo muito importante”, elogiou. Falou também sobre o PGI – Plano de Gestão Integrada e as atribuições da coordenação municipal. Respondeu a vários questionamentos sobre o uso das áreas de uso comum e destacou todos os passos para implantação do Projeto Orla.

O prefeito Evandro Scaini se comprometeu a contratar um instrutor que vai coordenar o projeto no Arroio do Silva.  A expectativa é que seja nomeada uma comissão municipal representativa para dar início as oficinas e estudos preliminares para começar a trabalhar já em 2013. A coordenadora de Turismo da Amesc, Cristiane Biléssimo, participou do evento e destacou a importância deste projeto para o turismo regional. “A Arrancada de Caminhões é o evento carro chefe do Município no roteiro Caminho dos Canyons  e será consolidado neste projeto orla. Foi muito boa a audiência”, avaliou.  

Etapas do Projeto

– Capacitação

– Oficina I – Classificação da Orla

– Monitoramento– Oficina II – Planejamento das ações.