Prefeitura do Arroio retira cerca no entorno da Lagoa da Mangueira Ação do Departamento de Planejamento teve amparo do MP e PM

A Lagoa da Mangueira, localizada no Balneário Guairacá, zona sul do Balneário Arroio do Silva, voltou a ser de todos. Na tarde desta quarta-feira, 08 de maio, o Diretor de Planejamento da Prefeitura Municipal, Assis Francisco Pinto, acompanhado do engenheiro agrimensor Carlos Roberto Illa Font, policiais militares Tiago e Santos, funcionários da Secretaria de Obras, estiveram na Lagoa da Mangueira para retirar o restante dos mourões e a cerca que ainda estavam no entorno da lagoa.

O material recolhido foi entregue em partes para D.R.S.R que reside nas proximidades e outra parte do material que seria de propriedade de uma terceira pessoa, foi levado até a garagem da Prefeitura. “O que estamos fazendo é evitar que a área de preservação ambiental seja usufruída por algus, como se fosse propriedade particular. A lagoa deve ser preservada, mas é um bem comum. Pedimos as pessoas que vierem a usufruir deste local, que preservem, porque aqui será o futuro manancial de água potável para o lado sul do balneário”, afirmou o Diretor de Planejamento. Toda a ação de retirada da cerca da Lagoa da Mangueira, foi acompanhada pelos policiais militares, mas não houve nenhuma manifestação em contrario de parte dos autores do cercamento, pelo contrario, o cidadão que havia sido notificado ajudou a retirar os mourões e o arame farpado.

Entenda o caso

No dia 24 de abril o Setor de Planejamento da Prefeitura de Balneário Arroio do Silva recebeu uma denúncia que a Lagoa da Mangueira, localizada no Loteamento Guairacá, havia sido cercada e com portão cadeado, impedindo o acesso do resto da população. Ao chegarem ao local, os representantes do Poder Público Municipal encontraram uma área de preservação ambiental – APP, equivalente a meio hectare toda cercada.

Duas pessoas, V.F e D.R.S.R vieram perguntar se eles queriam conhecer a lagoa. Eles responderam que aquilo era publico e que não poderia estar fechado. Assis e Beto foram ameaçados por um dos invasores e o caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Balneário Arroio do Silva.

Poucos dias após, o senhor Vilson Fogaça compareceu ao paço municipal e se comprometeu a retirar a cerca num prazo de 10 dias. Como a cerca não foi totalmente retirada, a Prefeitura tomou as providências necessárias. O promotor do meio ambiente da Comarca de Araranguá, ao tomar conhecimento do caso, ligou para o diretor Assis Francisco Pinto e parabenizou a iniciativa em prol do meio ambiente.

A Lagoa da Mangueira faz parte da bacia do Rio Araranguá e está localizada no Loteamento Praia do Guairacá, próximo a Praia da Caçamba, na zona sul do Arroio do Silva.