Mais conscientização e preservação na semana do Meio Ambiente
Com a atenção voltada à preservação do meio ambiente, diversas atividades estão sendo realizadas nas unidades de ensino de Balneário Arroio do Silva. O departamento municipal de meio ambiente em parceria com a secretaria de educação, estão desenvolvendo uma série de ações de conscientização na comunidade escolar.
Depois do plantio de mudas na Avenida Beira Mar Norte com os alunos da Escola Municipal Passo Fundo, a manhã de quarta-feira, 4, foi marcada também por mais plantios de mudas nativas e frutíferas na Avenida Santa Catarina. A atividade prática envolveu dezenas de alunos interessados em preservar a natureza. “Plantar requer bastante cuidado e esse contato com a terra é muito importante. Além disso, devemos também lembrar de cuidar e manter o nosso meio ambiente preservado, por isso é preciso da colaboração de cada um de nós”, explicou o prefeito Evandro Scaini, ao participar do plantio com os alunos.
A atividade prática foi orientada também pela professora de ciências, Maria Eduarda Moreira da Silva. “Trabalhamos sobre o meio ambiente em sala de aula com todos os alunos. Inclusive realizamos uma atividade ensinando a fazer mudas em garrafas pet. Eles gostaram bastante”, destacou.
A escola realizou ainda uma exposições sobre a temática. Com a orientação de diversos professores, os estudantes fizeram maquetes, objetos e cartazes sobre preservação. “Tivemos também a apresentação do grupo de teatro, além de leitura de matérias e poemas, produção de textos e passeio pelo bairro para constatar como está a nossa comunidade, a praia e o meio ambiente”, registrou a supervisora escolar, Eloisa Maciel.
As atividades do projeto sobre o meio ambiente serão desenvolvidas durante todo o mês de junho na escola, mas vem recebendo mais participação e notoriedade nesta semana. O objetivo ainda é expor todos os trabalhos para a comunidade, ampliando a aprendizagem e a conscientização.
O plantio de mudas segue ao longo da semana com a iniciativa e orientação do diretor de meio ambiente, Edmilson Aguiar, com o apoio do diretor de agricultura e pesca, Otílio Nascimento da Silva. Ao todo cerca de 500 mudas serão plantadas nos canteiros da cidade.