ONG do Arroio assume a direção da Casa de Semiliberdade de Araranguá

  A ONG Vida Saudável, atuante há mais de dez anos em Balneário Arroio do Silva realizando trabalhos e ações sociais na comunidade, assumiu um novo desafio nos últimos dias. A equipe composta por 15 profissionais é agora responsável pela administração da Casa de Semiliberdade Arte e Vida de Araranguá.

A Casa abriga menores de idade que cometeram algum delito e devem cumprir medida socioeducativa. Com o isso, o trabalho conjunto do pedagogo, psicólogo, assistente social, educadores, cozinheiras e serviços gerais, tem como objetivo promover a socialização dos jovens.

 “Temos a experiência de realizar um trabalho na comunidade do Arroio do Silva em que atendemos 105 famílias carentes e, agora, assumindo a Casa de Semiliberdade, pretendemos fazer um trabalho ainda melhor, acolhendo esses jovens com carinho e responsabilidade. Estamos muito felizes”, destacou a presidente da ONG, Ivonete Cibien.

A Casa tem capacidade para atender 10 adolescentes. Para manter o abrigo provisório, o Governo do Estado libera um convênio no valor mensal de pouco mais de R$27mil.

De acordo com o diretor do Departamento de Administração Socioeducativo (DEASE), Roberto Lajus, após a transmissão de cargo para a nova diretoria, o próximo passo é investir em capacitação e formação da equipe que assume a nova responsabilidade. “A capacitação deve ocorrer o mais breve possível e de forma intensificada. Acreditamos que nos próximos dias a equipe já receba as primeiras instruções para estar ainda mais preparada para receber os jovens”, explicou.

O ato de posse da ONG Vida Saudável foi realizado nas dependências da própria casa, que fica localizada nas proximidades do terminal central de ônibus na Cidade das Avenidas. Na ocasião, a juíza da Vara da Infância e da Juventude, Caroline Bündchen Felisbino Teixeira, o secretário de desenvolvimento regional, Heriberto Afonso Schmidt, o prefeito de Balneário Arroio do Silva e presidente da Amesc, Evandro Scaini, o secretário de Assistência Social de Araranguá, Eduardo Merêncio, conselheiros tutelares e demais profissionais prestigiaram o momento de apresentação da nova equipe administradora.

“Acompanho o trabalho da ONG há muito tempo e eles vem fazendo um belo trabalho no Arroio do Silva. Desejo então que façam na Casa de Semiliberdade o que já estão acostumados a fazer com amor e responsabilidade. Sucesso, sorte, paciência e determinação à equipe”, ressaltou Scaini.

A Casa de Semiliberdade presta serviço em Araranguá, mas acolhe adolescentes de toda a região.