Hemosc fará mutirão de doação de sangue no Arroio do Silva

Através de parceria com a secretaria de saúde, o Hemosc estará no município de Balneário Arroio do Silva nesta semana para intensificar a campanha de doação de sangue. A ação será realizada no Posto de Saúde Central na quinta-feira, dia 09, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h. “Esta é uma maneira de facilitar o acesso para quem tem interesse em doar. Não é a primeira vez que realizamos este tipo de ação no município e a campanha tem sempre uma boa adesão”, destacou a secretária de saúde, Patrícia Paladini.

Para quem tem interesse em doar, esta será mais uma oportunidade. No dia serão disponibilizadas 70 senhas. “Lembramos que as pessoas devem ficar atentas nas orientações de quem pode ou não pode doar, porque são 70 atendimentos disponibilizados e, uma vez retirada a senha, não tem mais como passar adiante. Ou seja, se alguém pegar a senha e não se encaixar nos critérios de doador, não tem como chamar outra pessoa no lugar”, explicou a secretária. 

Quem pode doar: 

– Idade entre 16 e 69 anos (jovens de 16 ou 17 anos devem estar acompanhados por um responsável legal);– Idade máxima de 60 anos para a primeira doação;– Peso superior a 50kg;– Boas condições de saúde;– Estar alimentado;– Portar documento com foto, expedido por órgão oficial. 

 

Quem não pode doar: 

– Pessoas que realizaram cirurgia recentemente;– Pessoas em jejum prolongado ou que tenham ingerido alimentos gordurosos nas últimas 4 horas– Pessoas que tenham ingerido bebida alcoólica há menos de 12 horas;– Pessoas que fizeram endoscopia nos últimos 6 meses;– Pessoas que fizeram tatuagem ou piercing nos últimos 6 meses;– Pessoas que tiveram gripe ou febre nos últimos 7 dias;– Pessoas que tiveram Hepatite Viral após os 11 anos de idade;– Mulheres grávidas ou amamentando;– Usuários de determinados medicamentos ou drogas;– Pessoas que tiveram contato sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses;– Pessoas que tenham dormido menos de 6 horas na noite anterior à doação;– Pessoas que fizeram tratamento dentário sem anestesia nos últimos 3 dias, ou com anestesia nos últimos 7 dias.  

 

Atendimento na Unidade de Saúde 

No dia da doação de sangue os demais serviços prestados na Unidade de Saúde serão realizados normalmente, exceto o atendimento na sala de fisioterapia e as salas da vigilância em saúde sanitária e epidemiológica, visto que os espaços serão utilizados pelos profissionais do hemosc.