Projeto Viver SUS: Universitários avaliam saúde pública do Arroio do Silva

 

 

O município de Balneário Arroio do Silva recebeu nesta semana uma equipe formada por dois professores, dois residentes e seis acadêmicos de cursos da área da saúde para vivenciar as experiências e a realidade do Sistema Único de Saúde.

A equipe faz parte do projeto Viver SUS da Unesc e o objetivo é conhecer a realidade do município, fazer um diagnóstico e apresentar sugestões para melhorar os serviços prestados.

“Esses alunos da Unesc estão fazendo um diagnóstico de todos os atendimentos da área da saúde no município. É uma parceria muito importante com a universidade e, com certeza, este estudo irá refletir na melhoria do atendimento à população”, enfatizou o secretário de saúde, José Luiz Oliveira.

O grupo está acompanhando a realidade da saúde do Arroio do Silva desde segunda-feira, 20, e participando das mais diversas atividades promovidas regularmente pela secretaria municipal.

“Estamos conhecendo os espaços, os serviços do SUS e como se dá a gestão. Já tivemos reunião com gestores, realizamos atividades com os usuários e estamos acompanhando o trabalho realizado”, disse o residente em nutrição, Roni Henrique de Souza.

A equipe do projeto faz um relatório diário e fará ainda um documento com o diagnóstico do município. O relatório final será entregue oficialmente no dia 25 de agosto.

De acordo com a equipe multidisciplinar, o Projeto Viver SUS sempre aconteceu na região da Amrec, mas este é o primeiro ano que acontece na região da Amesc.

O grupo do projeto Viver SUS que atuou nesta semana em Arroio do Silva é formado pelos professores: Juliana Lora e Ana Losso; pelos residentes: Roni Henrique de Souza e Jéssica Abatti; e pelos acadêmicos: Larissa Vendramini Eugênio, Thaise dos Santos Henrique, Franciele Borges da Silva, Maiara Volpato, Adriano Grassi Manoel e Luiza Macarini Bosa.

 

 

Feira Popular em Saúde

 

Para encerrar o Projeto em Arroio do Silva, o grupo irá realizar uma feira popular em saúde na manhã desta sexta-feira, das 8h às 12h, na Unidade de Saúde Central. Na ocasião serão realizadas orientações de saúde e nutrição, aferição de pressão, teste de glicemia, avaliação física e postural. Os universitários das áreas da saúde estarão à disposição para orientar e oferecer os serviços à população.