Oportunidade para largar o vício do cigarro

A Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Arroio do Silva, através da vigilância epidemiológica, abrirá um novo grupo de tratamento com pessoas interessadas em parar de fumar. O Programa de Controle do Tabagismo é realizado todos os anos no município e o tratamento consiste em medicamentos, adesivos e terapia cognitiva.

“A junção do medicamento e da terapia facilita muito o tratamento. Largar o cigarro não é uma tarefa fácil e é preciso ter força de vontade e persistência”, frisou a coordenadora da vigilância epidemiológica Franciele Ramos.

Quem tiver o interesse em largar a dependência do cigarro poderá se inscrever até quinta-feira, dia 25, no Posto de Saúde Central – no setor de epidemiologia. A inscrição pode ser feita das 13h às 18h com a enfermeira Franciele e é preciso levar a carteira de identidade. As vagas são limitadas.

O grupo se reunirá todas as quintas-feiras às 19h no auditório da Unidade de Saúde Central. O primeiro encontro já acontece nesta semana.

O Programa de Controle do Tabagismo é realizado pela prefeitura em parceria com o Ministério da Saúde. Até hoje em torno de 280 pessoas já realizaram o tratamento para largar o vício do cigarro.

Alguns dos malefícios do cigarro:

Fumar provoca:

• Vaso constrição e redução do fluxo de sangue nos tecidos.
  • Lesão da camada celular interna dos vasos (endotélio).
  • Redução do colesterol bom (HDL).
  • Redução da liberação de oxigênio para os tecidos.
  • Aumento da acidez do estômago.
  • Irritação e inflamação de olhos, garganta e vias aéreas.
  • Aumento da produção de radicais livres que lesam as células.
  • Aceleração da arteriosclerose.

Fumar aumenta:

• a pressão arterial;
  • a frequência cardíaca;
  • o risco de doenças das coronárias, como angina do peito e infarto do miocárdio;
  • em três vezes o risco de morte por infarto em homens com menos de 55 anos;
  • em dez vezes o risco de tromboembolia venosa e infarto em mulheres que tomam anticoncepcionais;
  • o risco de má circulação nas pernas;
  • o risco de impotência sexual.