Vigilância Sanitária em ação: trabalho é redobrado na temporada de verão

Os trabalhos da Administração Municipal de Balneário Arroio do Silva são constantes e na temporada de verão as ações são intensificadas. A Vigilância Sanitária, juntamente com o departamento de fiscalização de tributos do município e Polícia Militar, com supervisão da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando um trabalho constante de barreiras sanitárias com o objetivo de controlar os produtos para consumo humano que entram no município.

A equipe realiza o trabalho nas entradas da cidade e verifica a situação do transporte e armazenamento de produtos de origem animal no que diz respeito ao acondicionamento e refrigeração que devem ser apropriadas. A Vigilância Sanitária verifica ainda o alvará de transporte do alimento. As situações irregulares recebem autuação e até retenção do veículo.

“Todo transporte de alimento precisa ter o Alvará de transporte de alimentos da cidade de origem do transportador, sob pena de retenção do veículo no município até a regularização”, alerta o fiscal da vigilância sanitária, Alexandre Pacheco.

As barreiras estão sendo realizadas com freqüência com o intuito de fiscalizar e fazer valer as leis vigentes. O principal objetivo da fiscalização é prevenir riscos de contaminação e disseminação de doenças através dos produtos de origem animal e seus derivados. Na ação são averiguados também o transporte de Produtos Perigosos e medicamentos que, assim como o transporte de alimentos, tem legislação específica e devem seguir rigorosamente o que determina a Legislação no seu transporte.

Dúvidas ou denúncias podem ser feitas pelo telefone (48) 3526.0339 ou no e-mail visaarroiodosilva@gmail.com