Curso de boas práticas na manipulação de alimentos é realizado no município

A Administração Municipal de Balneário Arroio do Silva através da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária realizou no início do mês de maio um curso de qualificação sobre boas práticas na manipulação de alimentos. Profissionais que trabalham diretamente na manipulação do alimento em restaurantes, mercados, açougues, entre outros estabelecimentos, receberam os ensinamentos.

O curso foi uma iniciativa da vigilância sanitária e foi realizado gratuitamente. “A legislação prevê que os manipuladores de alimentos precisam ter esse curso e, com os trabalhos realizados no decorrer do ano, a gente teve a ideia de trazer o curso para o município para profissionalizar os trabalhadores”, explicou o fiscal da vigilância sanitária, Alexandre Pacheco.

Quem ministrou o curso foi o engenheiro de alimentos Waldemar Pacheco Júnior que detalhou de maneira simples os riscos que se corre ao manipular os alimentos de forma incorreta. “Explicamos a origem das contaminações e o que se deve fazer para evitar. O reflexo direto deste curso é a garantia de produtos de boa qualidade e sem contaminações, que não colocam em risco a vida das pessoas”, enfatizou.

O curso foi realizado no auditório da saúde nos dias 03 e 04 de maio. Dezenas de profissionais participaram e se interessaram nas informações repassadas. “O município está de parabéns por trazer este curso para nós. Foi esclarecedor e vai profissionalizar mais ainda os nossos profissionais. A iniciativa é muito importante”, declarou Rodrigo, gerente de operações do Mercado das Frutas que acompanhou o curso com os profissionais do açougue, padaria, frios e fruteira.

O encerramento da aprendizagem foi prestigiado pelo prefeito Juscelino Guimarães, o Mineiro, que parabenizou os profissionais por irem em busca de aperfeiçoamento. Todos que participaram do curso receberam certificado.

A intenção é dar continuação às qualificações. A ideia é realizar um novo curso no mês de julho ou agosto.