Idosos que recebem o BPC devem estar inscritos no Cadastro Único até dezembro

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Balneário Arroio do Silva faz um chamamento e reforça a informação de que todos os idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem estar inscritos no Cadastro Único até o dia 30 de dezembro. Após a data, famílias que não estiverem cadastradas perderão o direito de receber o benefício.

Lembrando que famílias de beneficiários do BPC que já estão inscritas no Cadastro Único devem atualizar dados sempre que houver modificações, como por exemplo a mudança de endereço ou alteração na composição familiar. A desatualização do cadastro poderá levar à suspensão do benefício. 

O idoso ou responsável deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de terça a quinta-feira. Maiores informações ainda podem ser obtidas através do telefone 48 3526 0634.

De acordo com informações do Governo Federal, a inscrição no Cadastro Único também permite que o beneficiário tenha acesso a outros programas sociais, como a Tarifa Social de Energia Elétrica e a Carteira do Idoso, entre outros. 

 

 

O que é BPC?

 

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou ao cidadão com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

Por se tratar de um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído ao INSS para ter direito a ele. No entanto, este benefício não paga 13º salário e não deixa pensão por morte.