Artesãos recebem as primeiras Carteiras Nacionais

Foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 30, a entrega das primeiras carteiras nacionais aos artesãos do município de Balneário Arroio do Silva. Os beneficiados se cadastraram no final do ano passado e receberam o documento neste primeiro mês de 2018.

A entrega da Carteira Nacional do Artesão foi realizada pela coordenadora do artesanato na região sul, Adelina Albano Marcilho e pela assistente social do Sine e avaliadora do artesanato, Elizabeth Pizzollo, acompanhadas do coordenador do Sine de Criciúma, Laudir Brogni e pela representante do posto do Sine de Treviso, Adriana Sangaletti.

A carteira oficial é um documento que possibilita uma série de benefícios. “Essa carteirinha representa segurança, tanto segurança de trabalho quanto financeira. Ela possibilita que o artesão tire empréstimo com facilidades, além de abrir muitas portas”, frisou Adelina. O documento serve também como identificação profissional, o que facilita a participação dos mesmos em diversos eventos.

Os artesãos comemoram a conquista. “Fiquei muito satisfeita porque vamos ter a oportunidade de mostrar nosso trabalho em outros eventos e em outros lugares, não só no município. A carteirinha é muito importante”, registrou a artesã Edsonilia Aparecida Ferreira Nunes.

O prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro, acompanhou a entrega e incentiva ações que destacam o artesanato. “Faremos o que for possível para impulsionar e levar adiante o artesanato local. Temos que mostrar o trabalho bonito e de qualidade que é feito no município”, enfatizou. Incentivando ainda mais o artesanato, um dos diferenciais nesta gestão municipal será a oportunidade que os artesãos locais terão em expor na Arrancada de Caminhões. De acordo com o prefeito Mineiro, a ideia é valorizar os profissionais e fazer com que os visitantes conheçam o trabalho manual realizado na cidade. “Vai ser também mais uma oportunidade para que os artesãos tenham uma renda extra”, completou.

O ato que oficializou a entrega da Carteira Nacional do Artesão contou também com a presença do diretor municipal Everson Inocêncio, o Xande. A equipe responsável pelo cadastramento da Carteira Nacional do Artesão pretende realizar novos encontros para a realização de cadastramentos no município.  Os encontros serão agendados ao longo do ano.

O que é a Carteira Nacional do Artesão?

Carteira oficial do artesanato no país. O artesão que possui a carteirinha tem uma série de benefícios, entre eles: Isenção do ICMS dentro do Estado; Facilidades de acesso ao micro-crédito; Ser contribuinte autônomo/artesão para fins previdenciários; Acesso as Feiras do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).