Município conclui Plano de Contingência para Emergências em Saúde Pública

Estar preparado para as eventualidades é importante e, pensando nisso, o município de Balneário Arroio do Silva começa a implantar o Plano de Contingências para Emergências em Saúde Pública. O documento foi elaborado para orientar as ações de prevenção, preparação e resposta a um determinado cenário de risco, caso um evento adverso venha a se concretizar.

No Plano constam os tipos de ações que precisam ser desenvolvidas a nível local e define as responsabilidades e competências de cada integrante da administração pública municipal para o enfrentamento de desastres naturais que possam ocorrer no município.

A ideia é trabalhar mais a prevenção, além de estar preparado caso haja emergências provocadas pelos eventos adversos relacionados às inundações que possam ocorrer no município.

O documento começou a ser elaborado no final do ano passado e está concluído. “Fomos o primeiro município do Estado a implantar o Plano de Contingência. Com isso, caso ocorra evento de desastres naturais, as equipes estarão preparadas e cada integrante já sabe o que fazer e como agir para o atendimento direto da população, determinando os locais de abrigo e atendimentos de emergência” explicou o fiscal da vigilância sanitária, Alexandre Pacheco, que esteve envolvido diretamente na elaboração do Plano.

O documento foi entregue ao prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro, junto com o Secretário de Saúde, José Luiz Oliveira, o Juquinha, e o fiscal da vigilância sanitária. “É importante esta organização e a elaboração deste Plano. Esperamos que nenhuma eventualidade aconteça, mas precisamos estar sempre preparados”, concluiu o prefeito.

O Plano de Contingência para Emergências em Saúde Pública foi feito com o auxílio e orientação do biólogo da Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina, Antônio Anselmo Granzotto de Campos.

O próximo Plano a ser implantado no município é o de Contingência de Acidentes com Produtos Perigosos.