Balneário Arroio do Silva realiza Semana de Mobilização de Combate a Dengue
O município de Balneário Arroio do Silva, através secretaria de saúde e da vigilância epidemiológica e em parceria com as secretarias municipais, está promovendo a Semana de Mobilização de Combate a Dengue. O objetivo é divulgar o tema e alertar a população sobre a importância da prevenção contra a proliferação do mosquito aedes aegypti.
Com isso, ações em diversos pontos do município estão intensificadas. A secretaria de saúde atua em ação mais efetiva com os agentes comunitários e o agente de endemias que estão nas comunidades orientando os moradores, entregando materiais informativos e vistoriando os locais que possivelmente possam servir de criadouro do mosquito.
“Tendo em vista o início do verão, onde há grande circulação de turistas de todos os estados do Brasil e da possibilidade do mosquito vir transportado, é importante que todos nós tenhamos um cuidado maior para que não haja um ambiente favorável para a instalação e proliferação do mosquito”, explicou a coordenadora da vigilância epidemiológica, enfermeira Franciele Ramos.
A secretaria de educação tem sido também uma grande parceira. Todas as escolas e unidades de ensino estão trabalhando a temática em sala de aula, realizando atividades diferenciadas e que instiguem crianças e jovens. A secretaria de obras também está mobilizada e tem atuado no recolhimento de entulhos e objetos em vias que possam acumular água parada.
A ação iniciou no dia 1º com o mutirão de limpeza Praia Limpa e deverá encerrar com uma barreira informativa realizada em parceria com a vigilância sanitária. “A ideia é alertar os visitantes para que mantenham os cuidados necessários para que o mosquito não encontre ambiente para proliferação”, destacou a enfermeira.
Ações itinerantes e em diversos pontos acontecem pelo município.
Orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti:
– Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
– Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
– Mantenha lixeiras tampadas;
– Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
– Trate a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana;
– Mantenha ralos fechados e desentupidos;
– Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
– Retire a água acumulada em lajes;
– Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados;
– Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
– Evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue.
– Denuncie a existência de possíveis focos de Aedes aegypti para a Secretaria Municipal de Saúde.