Polícia Militar inicia Operação Veraneio no extremo-sul catarinense
Um encontro entre o comando da Polícia Militar do Sul de Santa Catarina, prefeito de Balneário Arroio do Silva, Juscelino da Silva Guimarães, presidente da CDL, Leonilton de Paula e representantes da imprensa local e regional, selou o início da Operação Veraneio da PM no extremo-sul catarinense.
A cerimônia informal abriu espaço que a imprensa fizesse questionamentos sobre os trabalhos da PM em toda a região. O Coronel Cosme Manique Barreto, comandante da 6ª Região de Polícia Militar, com sede em Criciúma abriu a conversa falando sobre o aparelhamento que os policiais terão, como motos, carros, camionetes, quadricículos para vigiar as praias e até o apoio de helicóptero.
“Temos 120 policiais que farão um revezamento para proteger os veranistas e moradores. As demais cidades da região continuam com seu contingente. A instalação de câmeras de vigilância nas cidades, incluindo o Arroio do Silva, é de grande valia para auxiliar as polícias Civil e Militar, que trabalharão integradas para combater o crime”, disse. O Coronel Barreto agradeceu ao apoio que vem recebendo de parte da Prefeitura de Arroio do Silva.
Já o comandante do 19º BPM, com sede em Araranguá, Tenente-Coronel Ronaldo da Silva Cruz, apresentou os oficiais responsáveis que estarão a frente da Operação Veraneio. Em Arroio do Silva, o responsável será o Tenente Tharles Bilhalva, que estará atuando em apoio ao sargento Nicholas Canan, que comanda o destacamento. Conforme Bilhalva, além de barreiras fixas e móveis, no trevo de acesso principal da SC-447, Estrada Geral do CTG , Praia da Meta e Acesso Sul, haverá policiamento na orla para coibir tráfego de veículos, som automotivo, entre outras ações.
O prefeito Mineiro colocou a frota da prefeitura a disposição da Operação Veraneio. “Só quem já passou por uma situação de insegurança sabe dar valor aos policiais , por isso contem comigo”, disse. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, o Nito, falou sobre os trabalhos para a instalação de 14 câmeras de videomonitoramento no Arroio do Silva. “O material já foi adquirido e em breve teremos imagens de pontos demarcados pelas polícias, sendo mais uma ferramenta a disposição e que contribuirá para a segurança de todos”. Após a cerimônia foi servido um café com salgados aos presentes. A Operação Veraneio da Polícia Militar encerra no dia 9 de março, com a 30ª Arrancada de Caminhões.
Jorge Pimentel
Assessoria de Imprensa PMBAS